Mesa Brasil Sesc entrega mais de 3 toneladas de alimentos a instituições de Porto Alegre
16/12/2022

Arrecadação, em parceria com a produtora R2 Produções, chama atenção à importância de contribuir com os ingressos solidários

A equipe do Mesa Brasil Sesc iniciou na tarde desta quarta-feira, dia 14 de dezembro, a entrega de mais de 3 toneladas de alimentos - 1,6 tonelada de arroz e 1,5 tonelada de feijão - e 650 litros de leite à instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre. A ação foi viabilizada através de parceria com a produtora R2 Produções que, promoveu o show “Churrasquinho” com o grupo de pagode Menos é Mais, e reverteu parte da bilheteria para a compra de alimentos. A apresentação do grupo ocorreu em setembro, em Porto Alegre, e o resultado chama atenção à relevância da iniciativa do ingresso solidário em eventos esportivos e culturais. A nutricionista do Mesa Brasil Sesc, Andrea Przybysz da Silva Rosa, destaca que, apesar de não serem obrigatórias às produtoras, essas iniciativas são formas de unir o acesso à cultura e ao esporte com a solidariedade e que o ato de levar o alimento auxilia muito as entidades sociais contempladas.

“Não queremos que o Churrasquinho seja apenas mais um evento. Queremos impactar de forma positiva por onde a gente passar, seja com alegria e bons momentos para o público no show, seja deixando impacto social na cidade. Alimento de qualidade é uma necessidade real e poder destinar parte da bilheteria a essa causa é gratificante para nós como produção e para todo o público do evento que participa da corrente. Em Brasília, R2 e Bem Dito já possuem essa prática com frequência e a vontade é espalhar a ideia para todo o Brasil”, explica o gerente de marketing do Churrasquinho, Rômulo Andrade.

Para o tesoureiro do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, Frei Antônio Izael Rodrigues Santos, a ajuda permite um trabalho realizado com maior tranquilidade, até mesmo para possibilitar a compra de itens mais caros, como carnes e ovos, que complementam nutricionalmente as refeições. A instituição atende centenas de crianças, adolescentes e jovens e foi uma das atendidas pela ação nesta quarta-feira. "São muitas pessoas para alimentar e manter toda a nossa estrutura é um custo muito alto. Então, financeiramente, não conseguiríamos promover o trabalho de educação e nossas outras atividades, sem essas doações. Se a criança não está alimentada, ela não se desenvolve”, pontua.

Coordenadora da Casa da Criança Algodão Doce, outra instituição contemplada, Ana Camila Cruz Lucas, destaca a gratidão pela ação solidária iniciada no evento cultural, que culminou na doação. "Nós atendemos 270 crianças da Educação Infantil e Centros de Convivência. São crianças que acolhemos com proteção, amparo, e essas doações qualificam a sua alimentação aqui na instituição e também em suas casas", relata. "O alimento é essencial para o desenvolvimento da criança e do adolescente e esses donativos garantem que elas possam ter saúde e qualidade de vida", completa.

Ao todo, nesta quarta-feira, foram contempladas onze instituições dos bairros Lami, Lomba do Pinheiro e arredores, na Capital Gaúcha. Os alimentos foram divididos entre a Associação Estrela de Belém, a Escola Dom Dadeus Grings, a Fazenda Novos Rumos, a Instituição Viva com Esperança, Escola Jardim Floresta, a Creche Balão Mágico, a Casa da Criança Algodão Doce, a Escola São Pedro, o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, a Escola São Marcos e a Creche Meu Nenê. Outras serão contempladas ao longo desta semana, totalizando 35 instituições; também dos bairros Santana, Santa Rosa e Leopoldina.

O projeto assistencial do Sesc/RS é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de diminuir as carências nutricionais da população e evitar o desperdício de alimentos. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários, como a R2 Produções e outras produtoras. Neste ano, até novembro, o projeto já distribuiu mais de 1,4 mil toneladas de alimentos no Estado, atendendo mais de 76 mil pessoas.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.