Alunos da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas apresentam projeto e são destaque na 3ª edição do Hackabrains
29/12/2022
Divulgação Senac-RS

Com objetivo de conectar mercado e pessoas das áreas de TI e empreendedorismo, a 3ª edição do Hackabrains da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas cumpriu seu objetivo. Realizado no dia 17 de dezembro, no Parque Tecnológico de Pelotas, o evento deu destaque e a terceira colocação para o grupo Holanda formado pelos alunos Arthur Cardozo (6º semestre), Julia Hallal (1º semestre), Manoel Legg (1º semestre), Maria Antônia Fialho (1º semestre), Vinicius Moraes (1º semestre) e Tupay Machado (1º semestre) da turma de Análise e de Desenvolvimento de Sistemas que desenvolveu e apresentou a JOIN, uma plataforma (site) que busca conectar Pessoas com Deficiência à oportunidades de emprego inclusivas ao mesmo tempo que oferece às empresas o acesso ao banco de profissionais com deficiência que melhor se adaptem ao perfil de candidatos procurados.

O grupo, que teve a orientação dos professores Gladimir Catarino, Edecio Lepsen e das empresas patrocinadoras, oferece também consultoria para as empresas interessadas em implementar a JOIN. “No sentido de tornar o ambiente de trabalho adaptado para receber esses colaboradores da melhor forma possível, seja através da adaptação das instalações físicas, seja com treinamentos aos funcionários já existentes para receber os novos colegas. Além da ideia principal pensamos em torná-lo completamente acessível com o uso de Plugins gratuitos: “VLibras” e “One Click Accessibility” assim como descrição em imagens e suporte para leitura de voz”, explica a aluna e integrante do grupo, Maria Antônia Fialho.

A ideia dos alunos é dar seguimento ao grupo em futuros projetos, inclusive o JOIN. “Sugerimos, inclusive a ideia surgiu lá, de criarmos como se fosse um “clube do livro”, mas sendo um “clube do código” para que pelo menos uma ou duas vezes nos encontremos no mês para fazer projetos e estudos. Com o passar dos meses e o aperfeiçoamento da ferramenta JOIN pensamos em ofertá-la a empresas ou modificá-la para que possa ser hospedada em um site já existente. Afinal, a JOIN despertou o Interesse de empresas que lá estiveram. A inclusão é uma questão para as organizações e o projeto pode auxiliá-las na solução. Por isso, no dia 21 de dezembro nosso grupo foi convidado para visitar a empresa Atlas que, além de apresentar suas instalações quis conhecer melhor nosso projeto. Foi com base na identificação das empresas com a ferramenta durante a competição que tivemos força para darmos seguimento”, conta Maria Antônia.

Vale lembrar que a pauta do evento foi social e as equipes participantes deveriam desenvolver soluções para o problema proposto pelos organizadores. Foram 6 empresas patrocinadoras que disponibilizaram mentores que circularam ao longo do evento orientando e avaliando os trabalhos. Ao final da competição, os três melhores projetos foram premiados. Os dois primeiros receberam prêmio em dinheiro e o terceiro colocado em cursos profissionalizantes.