“aCORdo”, de Alice Ripoll, é uma das atrações do 17ª Festival Palco Giratório Sesc
08/05/2023
Cultura

Uma das artistas brasileiras mais conhecidas na área da dança, Alice Ripoll é diretora de “aCORdo”, um dos destaques da programação do 17ª Festival Palco Giratório Sesc, que ocorre em Porto Alegre entre os dias 12 e 28 de maio. Em 2023, o tradicional evento de artes cênicas terá destaque especial para a dança e o debate de pautas sociais e de gênero. Ele conta com uma vasta programação de espetáculos com artistas de diversas partes do Brasil, que pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

Através da dança, a obra propõe reflexões sobre a ordem social atual - acompanhada de opressão, intimidação e desigualdades - e sobre como os consumidores das artes cênicas, muitas vezes, estão a uma distância segura do crime e do caos. O espetáculo sugere uma nova ordem e provoca dançarino e espectador a se reorientarem nesse sistema. No palco, estarão os performers nascidos em favelas brasileiras Alan Ferreira, Hiltinho Fantástico, Romulo Galvão e Tony Hewerton.

Os ingressos custam a partir de R$ 20 e podem ser adquiridos pelo site do Festival. As apresentações de “aCORdo” acontecerão nos dias 12 e 13 de maio, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307 – Cidade Baixa). Ao todo, no 17º Festival Palco Giratório Sesc, serão 50 sessões de espetáculos envolvendo teatro, dança, música e circo, além de intercâmbios culturais por meio de ações formativas gratuitas, que não necessitam de inscrição prévia.
O 17º Festival Palco Giratório Sesc do Rio Grande do Sul é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac com apoio do Hotel Plaza São Rafael e em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Sindilojas Porto Alegre, Zona Cultura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Teatro de Arena, Casa de Cultura Mário Quintana, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mário Quintana (AACCMQ).

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.