Espetáculos reconhecidos internacionalmente estão na agenda desta semana do 17º Festival Palco Giratório Sesc
15/05/2023
Cultura
O espetáculo “Instinto”, do coletivo gaúcho de artistas Projeto Gompa, está entre os destaques do 17º Festival Palco Giratório Sesc, adaptando dois textos do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.

O 17º Festival Palco Giratório Sesc iniciou na última sexta-feira, 12, recheado de atrações, e segue movimentando a cena cultural de Porto Alegre com espetáculos de teatro, dança, música e circo. Nesta semana, entre terça e quinta-feira, doze atrações, vindas de diferentes partes do País, integram a programação, que continua até dia 28 de maio em diferentes teatros da capital gaúcha.

Dentre os destaques, está o espetáculo “Instinto” do coletivo gaúcho de artistas Projeto Gompa. A obra adapta dois textos do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen e, por isso, foi premiada no prêmio Ibsen Scope Grant, na Noruega, após competir com projetos de várias partes do mundo. A peça teatral usa de humor e sarcasmo para abordar vitórias e falhas da humanidade e o papel do líder frente à sociedade. Ela fará sua estreia ao grande público no Festival Palco Giratório, com apresentação no Teatro CHC Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência) na quinta-feira, 18, às 20h. Haverá uma segunda sessão na sexta-feira.

É destaque deste início de semana, ainda, “E.L.A.”, um solo que já participou de festivais nacionais e internacionais, no qual a atriz cearense Jéssica Teixeira investiga cenicamente seu próprio corpo. Apoiada em textos teóricos e em sua própria biografia como pessoa com deficiência, ela cria, em cena, um misto de depoimento e cenas performáticas que ressignifica a visão de um corpo "prefeito" sobre corpos que seriam "estranhos". A tocante apresentação teatral acontece no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307 – Cidade Baixa) na terça-feira, 16, às 21.

Primeira professora transsexual de Artes Cênicas da Escola de Comunicação da USP, a artista e doutora em Psicologia Social, Dodi Leal, também é atração no Festival com a palestra-performance “Traved”. Usando de realidade virtual, o espetáculo aborda diversos pontos de vista de uma corpa travesti no Brasil atual. Na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307 – Cidade Baixa), as duas primeiras apresentações acontecem na quinta-feira, 18, às 19h e às 21h. Haverá sessões, nos mesmos horários, na sexta-feira.

Passam pelos palcos do Palco Giratório nestes próximos dias, ainda, “O adeus de maria”, trabalho mato-grossense voltado a jovens e crianças que faz refletir sobre racismo; “Pai-de-Deus”, do Grupo Tholl, que tem como pano de fundo a Ditadura Militar; “Luna de Miel”, do Tocantins, que é sobre dança e palhaçaria; o gaúcho “Junho: uma aventura imaginária”, para as crianças; o também gaúcho “Esporas”, que aborda a masculinidade na cultura gaúcha; o pernambucano “Narrativas encontradas numa garrafa pet”, sobre poeticidades e mazelas de uma favela; a conexão entre circo e poesia do gaúcho “Lunares”; as reflexões de um velho inventor na peça gaúcha “A última invenção”; e uma bem-humorada, mas combativa, peça sobre humilhações do dia a dia com o também gaúcho “Prédios espelhados matam passarinhos”.

A programação completa do 17º Festival Palco Giratório Sesc, que segue até dia 28/05, está disponível no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio. Com objetivo de difundir a arte para o maior número de pessoas possível, os espetáculos têm ingressos a partir de R$ 20 para usuários do Cartão Sesc/Senac nas categorias Comércio e Serviços ou Empresários, estudantes, classe artística, professores, doadores de sangue, colaboradores da Santa Casa, hóspedes e clientes da Rede Plaza, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência. Há, ainda, a possibilidade de levar organizações comunitárias e escolas para assistir gratuitamente às apresentações por meio do projeto Formação de Plateias. Além das atrações, a agenda conta com 11 ações formativas gratuitas e um momento de conversa com o artista, autor e diretor Márcio Abreu, para lançamento do seu livro “Sem Palavras”, da Editora Cobogó. O evento é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.