Artista, diretor e autor Marcio Abreu lança livro “Sem Palavras” no 17º Festival Palco Giratório Sesc
24/05/2023
O livro resulta do espetáculo teatral de mesmo nome. | Crédito: Nana Moraes

Texto vencedor na categoria Dramaturgia do Prêmio Shell RJ 2023, o livro “Sem Palavras”, do artista, diretor e autor Marcio Abreu, será lançado em Porto Alegre dentro da programação do 17º Festival Palco Giratório Sesc. O bate-papo com o escritor e a sessão de autógrafos do livro, da Editora Cobogó, acontecem no dia 27 de maio, às 17h, no Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307), com entrada gratuita.
A obra, resultado do espetáculo teatral de mesmo nome, flagra os deslocamentos e travessias que ocorrem durante um dia ao redor de um apartamento. Vindos de um país em ruínas, oito pessoas de diferentes corpos, imagens sociais, referências, histórias de vida e mundos imaginados passam por ali. A terra treme, o dentro e o fora se invadem e as gramáticas se reformulam. Uma cadela que late, uma travesti que ama e um homem que conta regressivamente são alguns dos fragmentos de existências que irão se desdobrar.
A partir do esgotamento das velhas formas para questões do nosso tempo, “Sem Palavras”, propõem uma reinvenção da linguagem através de histórias de corpos e lugares sociais diversos. O texto encerra a trilogia iniciada por Marcio Abreu com o projeto BRASIL e PRETO, escrito em conjunto com Grace Passô e Nadja Naira. Fundador da Companhia Brasileira de Teatro, sediada em Curitiba (PR), o autor também dirige a peça que será apresentada no Festival Palco Giratório Sesc em duas sessões, nos dias 26 e 27, às 21h, no Teatro Renascença. Indicado para pessoas acima dos 18 anos, o espetáculo tem ingressos à venda pelo site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.
O tradicional evento de artes cênicas de Porto Alegre é promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e, em 2023, conta com uma programação que inclui 37 grupos de diversos lugares do Brasil, além de 11 ações formativas que buscam conectar artistas e público em prol da cultura.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.