Dia do Desafio 2023 terá atividades físicas gratuitas em diferentes locais de Porto Alegre
26/05/2023
Dia do Desafio 2023 está com atividades espalhadas por todo Estado

A última quarta-feira de maio está chegando e com ela um convite para se movimentar. O Dia do Desafio (DDD) 2023, em 31 de maio, contará com ações gratuitas em diferentes pontos de Porto Alegre organizadas pelo Sesc/RS e parceiros, com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas para melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar. Parque Farroupilha (Redenção), Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), Largo Glênio Peres e sede do Sistema Fecomércio-RS são alguns dos locais que recebem a programação.
A fim de conscientizar a população a cuidar dos ambientes durante o ano inteiro e deixar um legado para a comunidade gaúcha, será feita a doação de latas de tintas para pintura e remarcação de três quadras esportivas - de basquete, vôlei e futsal - no setor Ramiro Souto, da Redenção. No local, durante todo o dia serão realizados jogos das modalidades citadas. O Recanto Oriental do Parque receberá aula de Tai Chi Chuan.
Já no Largo Glênio Peres, no Centro, o público poderá se divertir e se exercitar com um circuito de infláveis das 8h às 17h. No CETE, às 7h, haverá uma aula de ginástica ao ar livre e, das 8h às 18h30, estão previstas ainda atividades físicas e de lazer, jogos e recreação. Na sede do Sistema Fecomércio-RS, um espaço esportivo será montado para os colaboradores e visitantes praticarem basquete, futmesa e futebol sentado. Às 14h30, também será feita uma caminhada orientada no entorno da sede.
O Corpo de Bombeiros fará 24h de atividades ininterruptas, das 19h30 do dia 30 até às 19h30 do dia 31. Com revezamento, servidores farão corrida no trecho 3 da Orla do Guaíba durante todo o período, assim como natação no Grêmio Náutico União. Os porto-alegrenses poderão participar de ações na Orla que aliam o preparo físico e a operacionalidade que os bombeiros militares necessitam para cumprir suas missões. Dentre os exercícios, estão artes marciais, demonstração do teste de aptidão física e desafio FireMan.
Os integrantes dos grupos do Maturidade Ativa comandados pelo Sesc Redenção participarão de aulas de alongamento, mobilidade articular e ritmos, a partir das 9h, no estacionamento da Unidade (Av. João Pessoa, 835). A partir das 14h, no Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665), eles se reunirão para apresentar performances de dança, jogos e outros exercícios no palco.
Com programação em 51 Unidades Sesc do Estado, o DDD conta com parcerias com as Prefeituras Municipais, Governo Estadual e diversas entidades. Um desafio envolverá todas as academias da instituição espalhadas pelo RS: ganhará a Unidade que fizer maior quilometragem em duas esteiras ou bikes ergométricas disponibilizados especificamente para a contagem durante o dia 31 de maio. Ao final do dia, será feito um ranking dos locais que conseguiram os melhores resultados. Além disso, em diferentes regiões, serão feitas melhorias em espaços públicos para incentivar a ocupação dos locais para a prática de exercícios e lazer. Também estarão sendo arrecadadas caixas de leite UHT, que serão distribuídas posteriormente a entidades sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc. Em 2022, mais de 1,4 milhão de pessoas foram mobilizadas no Dia do Desafio e mais de 8,4 mil litros de leite foram arrecadados.
Sobre o DDD: O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição saudável entre municípios. Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) - conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. É um movimento comunitário, realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.