O Instituto Penal Irmão Miguel Dario irá receber curso de Artesanato Sustentável para pessoas em privação de liberdade
25/08/2023
Geral
Sustentabilidade
Formação humanizada é promovida pelo Programa Sesc Envolva-se

O Instituto Penal Irmão Miguel Dario, em Porto Alegre, o qual atende pessoas em privação de liberdade em regime semiaberto, a partir do dia 04 de setembro, irá receber um curso de Artesanato Sustentável promovido pelo Programa Sesc Envolva-se. Coordenados pela artesã Mara Wollmann, os participantes poderão aprender a transformar resíduos têxteis em produtos artesanais como tapetes, aventais, necessaires e ecobags, entre outros. Serão seis dias de aula, em 04, 05, 06, 11, 12 e 13 de setembro, com encontros de três horas cada. Ao final, serão entregues certificados de conclusão em um evento especial para apreciação dos produtos desenvolvidos durante a formação.

A equipe do Programa Sesc Envolva-se acredita na importância da promoção de espaços de aprendizagem e troca de experiências, buscando contribuir para a redução do impacto ambiental gerado pelo descarte de resíduos têxteis promovendo a criação de produtos artesanais com valor social, cultural e econômico, os quais podem ser uma alternativa de complementação de renda para essas pessoas no futuro. Além disso, buscando a criação de um processo de ensino humanizado e potencializador da criatividade, afetividade e solidariedade.

O Programa Sesc Envolva-se é uma rede de solidariedade que atua em prol da sustentabilidade ambiental a partir de três pilares: empresas doadoras de insumos e matéria prima, entidades sociais com artesãos e artesãs que transformam a matéria prima em arte e o Sesc, que realiza a mediação entre os parceiros do projeto dando apoio logístico e disseminando conhecimentos a partir de ações educativas e feiras, como a que acontece no Instituto Penal e em outras instituições sociais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Somente até julho deste ano, a iniciativa já garantiu a destinação de mais de 26.155 toneladas de resíduos no Estado e realizou 38 oficinas criativas, cursos e palestras, atingindo mais de 3.495 pessoas.