Com grandes atrações, 16ª Aldeia Sesc Capilé inicia nesta quarta-feira (08/11) em São Leopoldo
03/11/2023
Geral
Cultura
Duca Leindecker Crédito: Divulgação

Nesta quarta-feira, 08 de novembro, tem início a 16ª Aldeia Sesc Capilé. Até o dia 12, a comunidade de São Leopoldo e região vai vivenciar cinco dias de atividades culturais gratuitas, com atrações de música, teatro, dança, literatura e artes visuais, dentre outras, que ocorrerão no Museu do Trem (Rua Lindolfo Collor, 40 – Centro) e em outros espaços da cidade. A edição é realizada pelo Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal, com patrocínio de Sicredi Pioneira e apoio cultural do Semae.

Na agenda do primeiro dia, destacam-se o show de Duca Leindecker e uma apresentação de Volnei Cavalheiro, Lincon Ramos e Gustavo Brodinho em homenagem a Bebeto Alves, artista falecido no ano passado que morou em São Leopoldo e é um dos expoentes da música gaúcha. Ao longo da programação, passam pelo Museu do Trem o grupo nativista Tchê Guri, às 21h de sexta-feira, e o espetáculo “Silvero interpreta Belchior”, do ator e cantor Silvero Pereira, nome conhecido do público por papéis em novelas como “A Força do Querer” e “Pantanal”, que se apresenta no sábado, às 21h.

Também são destaques a agenda de espetáculos teatrais infantis e contações de histórias, um show tributo a Legião Urbana, a apresentação da Escola de Samba Império do Sol e atividades voltadas ao hip hop, com batalhas de rima e break dance, dentre outras. A programação completa pode ser conferida abaixo.

Além de São Leopoldo, as Aldeias são realizadas em Passo Fundo, Santa Rosa, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, com diferentes atrações gratuitas que valorizam talentos locais, regionais e nacionais, e promovem o intercâmbio entre artistas. Em Caxias do Sul, ela está acontecendo até o dia 12 de novembro e, em Novo Hamburgo, acontecerá entre 16 e 19 de novembro. A temática do projeto em 2023 é “Brasilidades” e teve a identidade visual criada pelo caxiense Rafael Lunardon, com inspirações em cores tropicais, vegetação, aves, chimarrão e texturas.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.