Novidade nesta edição do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, o Palco Móvel do Sesc vem ajudando a levar a arte a ainda mais pessoas da comunidade. É em um caminhão adaptado, sobre rodas, que parte das mais de 60 atrações gratuitas deste, que é um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, encantou moradores e visitantes da região. Desde o início da programação, que encerra na próxima sexta-feira, dia 26, o Palco já estacionou em locais como o Largo de Portugal, o bairro Navegantes, o Balneário dos Prazeres, o Parque da Baronesa e a Colônia Z3.
“A descentralização das apresentações de alunos, professores, músicos, bandas e orquestras convidadas para além dos espaços culturais convencionais é uma marca do Festival Internacional Sesc de Música, representada por atrações na praia do Laranjal e por iniciativas como a blitz do comércio, que visita empresas locais, e o Festival na Comunidade, que realiza shows em igrejas, hospitais, na rodoviária e em outros locais de Pelotas”, comenta o coordenador de Música do Sesc/RS, Anderson Mueller. “O Palco Móvel chega neste ano para complementar isso, levando as apresentações para outros lugares e envolvendo ainda mais a cidade com o Festival de Música”, acrescenta.
Dentre as centenas de pessoas que prestigiaram as atrações, estava o pequeno Henrique, de cinco anos de idade, que foi com os pais no domingo, dia 21, ao Parque da Baronesa e pôde aproveitar o show de Autocine Brazilian Blend. “Nós prestigiamos o Festival todos os anos e, desde que nasceu, ele vem conosco”, conta a mãe, Fernanda Franz. Com o pai, Admilson Afonso Peres, o trio curtiu a mistura instrumental de soul, funk e jazz que trouxe o grupo musical, em um fim de tarde que reuniu centenas de pessoas. “A ideia é fantástica e se vê isso pela adesão do público”, avalia Peres, divertindo-se com o programa em família.
Em sua reta final, o 12º Festival Internacional Sesc de Música ainda reserva muitas atrações. Para além de recitais de alunos e professores de várias partes do mundo, dos cursos de especialização musical, são destaques da programação a apresentação da Camerata da Orquestra Jovem Sesc na Paróquia Amor Divino, na Colônia Santo Antônio, às 20h desta quinta-feira, 25, a apresentação da Banda Sinfônica Acadêmica, também na quinta-feira, às 20h30, no Theatro Guarany, e o grande espetáculo final, na sexta-feira, 26, às 20h30, com a Orquestra Acadêmica apresentando sucessos de trilhas de filmes em palco no Largo do Mercado Público. A agenda completa está disponível abaixo e no site www.sesc-rs.com.br/festival.
Sobre o Festival Internacional Sesc de Música
Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O 12º Festival Internacional Sesc de Música conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); o evento tem, ainda, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. O apoio cultural fica por conta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave. Já o apoio educativo é da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPeL) e Unisinos.
12º Festival Internacional Sesc de Música
O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais
Data: De 15 a 26 de janeiro de 2024, em Pelotas
Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade.
Classes de Música de Concerto: turno da manhã
Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde
Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino
Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)
Programação dos próximos dias:
23/01 (Terça-feira)
10h30 – Sinfonia Magis | Palestra Gestão e Liderança Através da Música (Hotel Jacques Tower)**
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
15h – Grupo de Choro do Festival (Rodoviária de Pelotas)
19h – Recital de Madeiras, Metais e Cordas | Renan Mendes (BRA), Philip Nodel (RUS), Viktoria Tatour (BIE), Michel Lethiec (FRA), Diego Grendene (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA), Alma Liebrecht (EUA), Bernardo Silva (PRT), Pedro Gadelha (BRA), Eder Kinappe (BRA) (Clube Caixeiral)
20h30 – Gala Lírico | Núcleo de Alunos do Festival (Theatro Guarany)
24/01 (Quarta-feira)
10h – Octeto de Sopros do Maranhão (Unidade Cuidativa de Pelotas)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
15h – Grupo de Saxofone do Festival (Asilo de Mendigos de Pelotas)*
19h – Recital de Cordas, Madeiras e Piano | Sarah Hornsby (EUA), Pedro Gadelha (BRA), Gabriel Marin (BRA), Davide Alogna (ITA), Max Uriarte (BRA) (Clube Caixeiral)
20h – Grupo de Canto do Festival – Comunidade Católica Jesus Operário (Monte Bonito)
20h30 – Orquestra Jovem Sesc Brasil | Núcleo Sopros e Percussão (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival
25/01 (Quinta-feira)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
16h – Grupo de Choro do Festival (Hospital Espírita)*
19h – Recital de Canto lírico, Piano e Cordas | Eiko Senda (JAP), Max Uriarte (BRA), Cristian Budu (BRA), Alberto Dourthé (CHI), Anna Serova (RUS), Clemens Weigel (ALE) (Clube Caixeiral)
20h – Camerata Orquestra Jovem Sesc – Paróquia Amor Divino (Colônia Sto. Antônio)
20h30 – Banda Sinfônica Acadêmica | Regente Anderson Alves (BRA) (Theatro Guarany) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival
26/01 (Sexta-feira)
13h – Recital de Alunos (Conservatório de Música da UFPel)
15h – Grupo de Canto do Festival (Conservatório de Música da UFPel)
17h – Classe de Choro do Festival (Conservatório de Música da UFPel)
20h30 – Orquestra Acadêmica | Regente Evandro Matté (BRA) (Largo Mercado Público) – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival
Programação sujeita a alterações, confira o site www.sesc-rs.com.br/festival
*Restrito aos usuários do espaço.
**Atividade específica para empresários e gestores.