CNC articula construção de ponte no RS em reunião com Ministério dos Transportes
Divulgação CNC

Em articulação para a construção de uma ponte entre Rio Grande e São José do Norte, no Estado do Rio Grande do Sul (RS), representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) se reuniram com o diretor do Departamento de Obras do Ministério dos Transportes, Allan Machado, em Brasília.

No encontro, realizado no dia 10 de abril, Renata Vizin e Elielson Almeida, da Diretoria de Relações Institucionais (DRI) da CNC; o presidente do Sindilojas do Rio Grande e Região, Luiz Escobar; o presidente do Sindigêneros de Rio Grande, Luis Henrique Vale Castanha; e o assessor de Relações Governamentais da Fecomércio-RS, Adriano Bauren, discutiram a obra, cujo projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

“A nossa empreitada hoje aqui em Brasília é algo de que falamos até com grande emoção porque aquela região tem essa necessidade há 50 anos. Sabemos que o governo federal está empenhado em fazer obras, em fazer melhorias, em tornar regiões que não estavam tão bem atendidas em mais bem atendidas. Então, estamos chegando a um momento que precisamos de vocês, precisamos de um olhar mais direcionado para aquela região. Sabemos que vocês já olham, mas trazemos esse pedido, agora, da comunidade. Estamos vindo aqui em nome de 27 municípios”, disse Luiz Escobar.

Em ofício encaminhado ao ministério, a Fecomércio-RS explica que, atualmente, a ligação entre os municípios é feita por balsas e, ocasionalmente, acontecem transtornos por conta de eventuais interrupções na travessia, causando prejuízos à população local, que fica impedida de acessar serviços de saúde mais complexos, não disponíveis nos menores municípios. Para a Federação, a construção da ponte representará enorme potencial para o desenvolvimento da região, além de viabilizar a expansão do Porto de Rio Grande para São José do Norte, que possui características para a atividade portuária, proporcionando a diversificação da atividade econômica.

No mesmo dia, representantes da CNC também se reuniram com o diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Regional e Ordenamento Territorial (DPDR), João Mendes da Rocha Neto, para tratar do mesmo tema.

Tags: