Novidades na Grande Porto Alegre, Casas Arte Sesc oferecerão ações formativas culturais gratuitas
25/11/2024
Cultura
Novidades na Grande Porto Alegre, Casas Arte Sesc oferecerão ações formativas culturais gratuitas

Sesc/RS lança, nesta semana, o projeto Casa Arte Sesc. Serão dois espaços físicos, em Porto Alegre e em Gravataí, onde a entidade oferecerá ações formativas na área cultural a jovens, adolescentes e crianças, de forma gratuita. Na Capital Gaúcha, a Casa Arte Sesc será instalada junto ao Museu da Cultura Hip Hop RS, ampliando e qualificando as formações já oferecidas no local, voltadas especialmente à cultura Hip Hop. Já em Gravataí, a Casa Arte Sesc funcionará no “Casarão dos Bina”, icônico prédio histórico do município que receberá formações voltadas às artes cênicas, música, artes visuais e literatura.


“Nós testemunhamos, nessas décadas de atuação do Sesc/RS, o quanto a arte tem potencial de transformar vidas e trajetórias, e é isso que nos incentiva a realizar este investimento. As Casas Arte Sesc têm o objetivo de enriquecer a experiência artística e cultural das comunidades, contemplando pessoas com ou sem experiência prévia nas áreas das formações”, ressalta a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello. “Muitos talentos, certamente, florescerão nessas casas”, completa.


O projeto será lançado e apresentado em dois eventos para autoridades, parceiros, imprensa e comunidade em geral. Em Gravataí, na quinta-feira, dia 28, às 10h, no Casarão dos Bina (Rua Annibal Carlos Kessler, 152 – Moradas do Sobrado); em Porto Alegre, na quarta-feira, dia 4 de dezembro, às 15h, no Museu (Rua Pq. dos Nativos, 545).


Na Capital, será fornecido nesta etapa oficinas dos cinco elementos que pertencem à cultura Hip Hop, como o Breaking, DJ, Conhecimento, Graffiti, e MC/Rap, com inscrições abertas diretamente no Museu da Cultura Hip Hop RS e 300 vagas disponibilizadas para pessoas com entre 10 e 24 anos. As turmas do primeiro ciclo seguem com atividades até o dia 07 de dezembro.


No próximo ano, durante os meses de janeiro e fevereiro, serão ofertadas ações especiais para a comunidade no intuito de difundir ainda mais a cultura Hip Hop. As oficinas sistemáticas retornam no mês de março e seguem até dezembro, sendo ofertadas de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As oficinas são gratuitas e será fornecido certificado de conclusão.


“A parceria do Museu com o Sesc é inédita. A partir dessa ação, temos a oportunidade de oportunizar que jovens da periferia entrem em um processo continuado de educação através do Hip Hop, a cultura que conecta juventudes com a realidade das ruas e, principalmente, com o mercado de trabalho na ótica do primeiro emprego. Nós estamos extremamente gratos ao Sesc/RS por compreenderem a importância da cultura Hip Hop na construção de uma sociedade mais igualitária e justa”, pontua Rafa Rafuagi, fundador do Museu da Cultura Hip Hop RS.


Em Gravataí, as formações são voltadas a diálogos sobre produções artísticas em artes visuais, vivências em dança, teatro e circo, sonoridades, práticas de leitura e escrita criativa. As inscrições já podem ser realizadas no Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241). A oferta é de 280 vagas para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos. Os primeiros encontros iniciam no dia 29 de novembro e seguem até o dia 13 de dezembro, de segunda a sexta-feira, no turno da manhã. No período de janeiro e fevereiro, serão ofertadas oficinas experimentais para a comunidade de Gravataí. As oficinas sistemáticas do projeto retornam em março e seguem até dezembro, de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.


“A cultura de Gravataí vive um momento muito especial com o resgate de espaços históricos do município, como o Casarão dos Bina. Nós idealizamos, investimos e entregamos o restauro do casarão. Agora, indo além da preservação de nosso patrimônio e da história, a oferta de oficinas de artes, música e literatura em parceria com o Sesc/RS permitirá que centenas de crianças aprendam e desfrutem da estrutura recém restaurada”, comemora o prefeito Luiz Zaffalon.


“O Casarão dos Bina, recém restaurado, será um importante centro cultural que vai fomentar a produção cultural na cidade, estimulando a criatividade e promovendo a inclusão social por meio da arte e da cultura. A parceria com o Sesc, possibilitará o atendimento gratuito de crianças e adolescentes, sobretudo a população carente, com diversas atividades culturais, encontrando nesse espaço incentivos para estudar e se desenvolver”, completa Giulliano Pacheco, secretário de Governança, Comunicação e Cultura.


Os participantes podem se inscrever em mais de uma oficina conforme disponibilidade de vagas e horários. É necessário possuir a credencial Sesc dentro da validade e renda familiar de até dois salários mínimos per capta. As vagas serão priorizadas para comerciários e alunos da rede pública de ensino. O edital completo de participação pode ser consultado no site www.sesc-rs.com.br/cultura/casaartesesc. Em Porto Alegre, a Casa Arte Sesc conta com a parceria do Museu da Cultura Hip Hop RS. Em Gravataí, com a Prefeitura Municipal, que fará a cessão do espaço.


Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

Tags: