Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
“Colaboração: Transformando desafios em oportunidades” é tema do 38º Fórum de Gestão da Fecomércio-RS
27/03/2025
Gestão
Fotos: Leonardo Selau

Com o tema “Colaboração: Transformando desafios em oportunidades”, foi realizado o 38º Fórum de Gestão da Fecomércio-RS, no dia 27 de março, na SAPT, em Torres. O evento, que reuniu mais de 150 participantes, entre dirigentes dos sindicatos filiados ao Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e membros da diretoria da instituição, abordou os principais resultados da entidade em 2024 e refletiu sobre as estratégias e projetos para 2025.


Na abertura do Fórum, o presidente do Sistema, Luiz Carlos Bohn, reforçou que este será um grande ano para o Sistema Fecomércio. Um ano de mudança, adaptabilidade e colaboração. “Essas palavras-chaves são justamente o mote do nosso Planejamento Estratégico, traduzido na frase: “A mudança é o vento que nos impulsiona, a adaptabilidade é o movimento que nos fortalece e a colaboração é a energia que transforma desafios em oportunidades”, pontuou Bohn.


Na sequência, o gerente do Núcleo de Gestão do Sistema, André Miki, trouxe dados sobre infraestrutura, corpo técnico e representativa da entidade, destacando os 101 sindicatos filiados, as 49 unidades educacionais do Senac-RS e as 54 unidades operacionais do Sesc/RS distribuídas pelo Rio Grande do Sul. Ele resgatou as 138 mil matrículas realizadas no Senac, em 2024, e os mais de 19 milhões de atendimentos, entre educação, lazer, assistência e cultura, prestados pelo Sesc no mesmo ano. Além disso, ressaltou os 108% de equilíbrio financeiro alcançados e o reconhecimento de 80% de visibilidade adquirido junto aos empresários gaúchos. O gerente também relembrou a atuação do Sistema diante das enchentes ocorridas no estado - como a estruturação de abrigos e as ações de solidariedade envolvendo sindicatos, escolas e unidades.


Em sua fala, o coordenador do Núcleo de Gestão do Sistema, João Paulo Gonçalves, elencou alguns projetos realizados pela Fecomércio-RS, no ano passado, que obtiveram sucesso total, como a sensibilização da ação sindical e as ações de marketing e reforço de visibilidade da instituição. O coordenador também apresentou o projeto da carreta móvel Trijuntos - um espaço para degustação de serviços das três casas: Fecomércio, Sesc e Senac, que deverá entrar em funcionamento em 2025.


Outro ponto destacado no evento foi a mudança estratégica de metodologia aplicada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac: do BSC, Balanced Score Card, para os OKRs, Objective Key Results, garantindo o alinhamento organizacional e o fortalecimento da entidade e CNC. Através de um vídeo, apresentado pela coordenadora do Núcleo de Gestão do Sistema, Flavia Nascimento Nunes, foram abordados os benefícios da novidade.


As bandeiras defendidas pela Fecomércio-RS foram o tema da fala do gerente de Relações Governamentais da Federação e diretor-executivo do Instituto Fecomércio-RS de Pesquisa (IFEP-RS), Lucas Aronne Schifino. Entre elas estão o desenvolvimento de um ambiente de negócios favorável ao aumento produtividade das empresas, redução da carga tributária, segurança jurídica, democracia e a liberdade política e de expressão. Schifino ainda trouxe informações sobre o relançamento do IFEP, instituto voltado a estudos e pesquisas; sobre a Missão Empresarial para Portugal, que será realizada em outubro; e sobre o RepresentaCast, um novo podcast da Federação no qual parlamentares gaúchos abordarão suas movimentações e posicionamentos.


Na sequência, o gerente de Negócios do Sistema e gestor do Lab Fecomércio-RS, Leonardo de Paula, discorreu a respeito da nova plataforma on-line contendo os bens para comodato disponíveis que entrou em operação e representa mais uma modernização adotada pela entidade.


Já a gerente do Núcleo de Marketing do Sistema, Simone Barañano, frisou a programação dedicada aos 80 anos da Federação, comemorados em 2025, e as iniciativas planejadas em alusão ao aniversário, como lançamento de um livro com resgate histórico da entidade e a realização do 1ª Prêmio Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac de Jornalismo - iniciativa criada para reconhecer e valorizar o trabalho jornalístico que contribui para o setor do comércio de bens, serviços e turismo no Rio Grande do Sul e conta com o tema “O Poder do Comércio de Bens, Serviços e Turismo: Histórias de Impacto e Transformação no Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul”. As inscrições podem ser realizadas através do link.


A nova rede de vantagens implementada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac foi apresentada pela coordenadora do Núcleo de Marketing da entidade, Rosana de Aguiar Pettenuzzo. O projeto, que tem como objetivo fortalecer o relacionamento com clientes do Sistema, oferece descontos e benefícios exclusivos em uma vasta rede de estabelecimentos parceiros no Rio Grande do Sul.



O evento contou ainda com uma palestra de Dunga, ex-jogador e ex-treinador da Seleção Brasileira de futebol. Como capitão, conquistou a Copa do Mundo de 1994. Como técnico, venceu a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009. Em sua fala, o atleta debateu sobre a relação entre desafios e oportunidades. “Todos me pedem para falar sobre motivação. A motivação precisa estar dentro de nós. Não é possível acordar todo dia motivado, mas se eu for disciplinado eu terei motivação. É preciso ter disciplina para executar aquilo que foi planejado”, enfatizou. Ao falar sobre como superar as adversidades, Dunga relembrou quando atuou na Itália e todos os desafios que superou, como a barreira da língua e o preconceito por ser estrangeiro. “Eu tinha que fazer diferente e mostrar para eles que conseguia. Eu tinha um problema, eu tinha que resolver, tinha que me impor. Era o primeiro a chegar no treino e o último a sair”, contou. 


Para finalizar, a coordenadora do Núcleo de Gestão do Sistema, Ludimila Adams Wesz, apresentou o Programa Atena, desenvolvido pela CNC, e entregou os seguintes Reconhecimentos Atena 2024: 2º lugar na categoria Comunicação Institucional, para o Sindilojas Fronteira Noroeste e 3º lugar na categoria Desenvolvimento de Negócios, para o Secovi Zona Sul. Além disso, a Fecomércio-RS foi agraciada com o 2º lugar na Categoria Top 3 Federações de Grande Porte.




Tags: