Cidades do Estado recebem vencedores do Prêmio Sesc de Literatura em encontros literários gratuitos
22/11/2024
Cultura
Cidades do Estado recebem vencedores do Prêmio Sesc de Literatura em encontros literários gratuitos

O Rio Grande do Sul será palco de dois encontros especiais com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023, em novembro. Os escritores Airton Souza, do Pará, e Bethânia Pires Amaro, de Pernambuco, mas radicada em São Paulo, cujas obras premiadas foram lançadas em parceria com a Editora Record, participarão de atividades gratuitas em Montenegro e Canoas, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer mais sobre suas trajetórias e processos criativos.


No dia 25 de novembro, segunda-feira, às 20h, Airton Souza estará na Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves (Rua Capitão Cruz, 2150), em Montenegro, para um bate-papo mediado por Diogo Borges, do Departamento Nacional do Sesc. O evento celebra o aniversário da Biblioteca e promete um mergulho no universo da obra "Outro outono de carne estranha", premiada na categoria Romance.


Já no dia 26 de novembro, às 18h, será a vez de Canoas receber ambos os autores no Auditório da Prefeitura Municipal (Rua Capitão Cruz, 2150), dentro da programação da 39ª Feira do Livro da cidade. Com mediação de Borges, o encontro explorará também "O ninho", obra de Bethânia premiada na categoria Contos. Na última terça-feira (19), Bethânia venceu também o prêmio Jabuti, na mesma categoria, uma condecoração de um dos prêmios mais consagrados da literatura brasileira.


O Prêmio Sesc de Literatura, que completa 21 anos em 2024, é um dos mais respeitados no reconhecimento de escritores estreantes no Brasil. Na edição de 2023, foram 1.495 inscrições, com 770 na categoria Romance e 725 na de Contos. Airton Souza, autor de "Outro outono de carne estranha", retrata os desafios de um relacionamento homoafetivo em meio ao ambiente hostil da Serra Pelada nos anos 1980. Já Bethânia Pires Amaro, em "O ninho", desconstrói o ideal de lar perfeito em contos que abordam solidão, abusos e questões sociais a partir de uma perspectiva feminina.


Sobre o Sesc/RS – Com 78 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 53 Unidades no Estado, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

 

Encontros com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura – Sesc/RS

 

Montenegro 

Bate-papo com Airton Souza 

Data: 25/11 (segunda-feira)

Horário: 20h 

Local: Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves (Rua Capitão Cruz, 2150) 

Entrada: Gratuita 


Canoas

Bate-papo com Airton Souza e Bethânia Pires Amaro  

Data: 26/11 (terça-feira)

Horário: 18h 

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11)

Entrada: Gratuita

Tags: