União do Sistema Fecomércio-RS com os sindicatos empresariais foi tema de encontro em Santa Maria
21/01/2022
Sindical
Grupo se reuniu em Santa Maria

"Hoje, temos um Sistema integrado que foi fortalecido com a nossa mudança para a nova sede, a Casa do Comércio Gaúcho, e queremos que essa união de esforços aconteça também na ponta, entre sindicatos empresariais, Sesc e Senac". Essa foi a fala inicial do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, em reunião realizada com as entidades empresariais de Santa Maria nesta sexta-feira (21).

Na ocasião, Bohn foi recebido pelo presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa, pelo vice-presidente da mesma entidade, Cezar Augusto Gehm, pelo presidente do Sindigêneros, Eduardo Stangherlin, e pelo presidente do Secovi, Antonio Odil.

O presidente Ademir Costa falou sobre a importância da presença da Fecomércio-RS na cidade, destacando como uma oportunidade de as entidades conversarem sobre as necessidades específicas da região. "Me inquietava ver o quanto somos grandes, a representatividade da Fecomércio e o quanto se faz e que, muitas vezes, tudo isso era desconhecido pelos empresários. Fico muito feliz de ver esse trabalho de integração com Sesc e Senac. Precisamos estar juntos para que a comunidade nos perceba como um Sistema", disse.

Na sequência, o presidente do Sindigêneros, Eduardo Stangherlin, falou da necessidade de cursos de qualificação profissional personalizados para o setor, além de serviços voltados ao lazer, para valorizar os profissionais e reduzir a rotatividade. "Também parabenizo a iniciativa dessa integração. Precisamos mostrar às pessoas que as entidades estão juntas, em prol das melhorias, para sermos melhores percebidos", afirmou.

Ao encontro de Eduardo, o presidente do Secovi Antonio Odil falou sobre a escassez de mão-de-obra qualificada no ramo de imobiliárias e condomínios. "Também somos impactados pela falta de gente qualificadas em vários serviços. Acredito muito que precisamos investir em cursos personalizados para essas necessidades", disse.

O diretor regional de Sesc/RS e Senac-RS, José Paulo da Rosa, apresentou os serviços prestados na cidade e região. Após, o presidente da Federação ainda destacou: "O setor de comércio e serviços tem a obrigação de entregar com eficiência, lá na ponta, o que o cliente espera. Contem com a Fecomércio-RS, Sesc e Senac para melhorarmos o nosso atendimento e ficarmos atualizados frente às mudanças tecnológicas que estão acontecendo. Além disso, nós, enquanto sindicatos empresariais, temos uma razão de existir e precisamos estar sempre atentos aos direitos dos empresários", finalizou.

Também estiveram presentes na reunião a assessora da Presidência, Lauren Fernandes, a diretora do Senac Santa Maria, Paula Machado Correa, o gerente do Sesc Santa Maria, Flávio Dias, e o vice-presidente da Federação, Daniel Amadio, que também é presidente do Sindilojas Regional Bento.