Fecomércio-RS e Federasul manifestam preocupação com atual operação-padrão dos auditores da Receita Federal
23/02/2022

Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira, dia 23, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) manifestaram sua preocupação com a atual operação-padrão dos auditores da Receita Federal, cujo objetivo é o de protesto contra cortes orçamentários de valores destinados ao órgão.

"Independentemente do mérito da reivindicação, importa ressaltar o caráter de serviço essencial da Receita Federal e, no caso específico, alertar para os imensos prejuízos com os atrasos no envio e recebimento de mercadorias, gerando até mesmo a paralisação de linhas de produção nas empresas, fato que, associado aos prejuízos da pandemia, ainda não recuperados, termina por impactar a economia como um todo", diz o comunicado.

O texto ainda alerta que multas contratuais são geradas pela não entrega de mercadorias. "E, até mesmo, diminuição da própria arrecadação tributária com os impostos que incidem sobre estas operações. Por isso, urge que as autoridades e os nobres servidores verifiquem formas de mediar a divergência, sem a geração de perdas provavelmente irrecuperáveis para as empresas e, em última análise, para toda a sociedade", fnaliza.