Programa de Aprendizagem do Senac possibilita primeira oportunidade profissional
26/09/2022
Divulgação Senac-RS

Há uma lei no Brasil chamada de Lei da Aprendizagem e, de acordo com ela, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções exijam formação profissional. Mas, muito mais que uma lei, o Programa Jovem Aprendiz do Senac São Luiz Gonzaga é uma porta de entrada para muitos estudantes para o mercado de trabalho.

Foi o caso da aluna Eduarda Monteiro, que conseguiu sua primeira experiência de trabalho por meio do Programa. “O Jovem Aprendiz me abriu um mundo de oportunidades. Desde os 15 anos de idade, eu entregava o meu currículo pelas lojas da nossa cidade e, por conta da minha idade e falta de experiência, nunca recebia retorno. Até que um dia descobri o Jovem Aprendiz e assim ganhei uma oportunidade”, conta Eduarda.

A aluna relata os benefícios de ter participado do Programa. “Cresci profissionalmente e também como pessoa, pois no curso, além de ensinar sobre o mundo profissional, trabalhamos o nosso lado psicológico, aprendemos a nos conhecer e nos entender. Hoje me considero uma ótima e aplicada profissional”, conclui.

Como ser ingressar no Programa Jovem Aprendiz do Senac

Para ser Jovem Aprendiz é preciso ter entre 14 e 24 anos incompletos, estar cursando escola regular ou ter concluído o Ensino Médio e ser contratado por uma empresa como Jovem Aprendiz. Os pré-requisitos não se aplicam para pessoas com deficiência, que podem ingressar na Aprendizagem em qualquer idade.

Para buscar uma vaga, o interessado pode entrar em contato com o Senac e perguntar se a escola conhece empresas interessadas em contratar aprendizes. Você também pode buscar vagas para Jovem Aprendiz diretamente nos sites das empresas da sua região, ou em sites que divulgam vagas.

Quanto ganha um Jovem Aprendiz?

A empresa que contrata o aprendiz deve assinar sua carteira. Portanto, o aprendiz tem direito a férias, 13º salário, previdência social, vale-transporte, FGTS, e demais benefícios. Ele também recebe o salário mínimo/hora e vale transporte durante a qualificação.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp do Senac São Luiz Gonzaga (55) 99626-5721 ou pelo site www.senacrs.com.br/saoluiz.