Santa Cruz do Sul recebe a 5ª Mostra Sesc de Cinema no dia 22/11
04/11/2022
Cultura

Obras selecionadas no Panorama Estadual do concurso serão exibidas gratuitamente

O Cine Santa Cruz (Av. Sem. Pasqualini, 18), em Santa Cruz do Sul, recebe na terça-feira, 22 de novembro, a exibição de filmes selecionados no Panorama Estadual da 5ª Mostra Sesc de Cinema. A atividade tem início às 19h. Ao longo de todo o mês de novembro, diversas cidades gaúchas têm realizado exibições gratuitas das obras, num total de 19, entre filmes de curta, média e longa-metragem. Em Santa Cruz do Sul, serão cinco trabalhos apresentados, cuja exibição tem o objetivo de difundir e incentivar a produção cinematográfica local. Um dos trabalhos é o curta-metragem feito no município, "Aquele da Paixão", dirigido por Diego Taffarel e Zé Correa Taffarel que, inclusive, é convidado para um debate sobre o filme após a exibição.

As obras escolhidas vencedoras no Rio Grande do Sul foram definidas por uma comissão nacional a partir de aspectos técnicos e narrativos, além de elementos sociais, diversidade de linguagens e representatividades de gênero, raça, cor e territórios. O concurso de cinema, resultado de um edital nacional, distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos aos cineastas vencedores da etapa, chancelando o compromisso do Sesc com a cena audiovisual. No Panorama Brasil, o Rio Grande do Sul está representado pelo filme “Quando Ousamos Existir”, dos diretores Cláudio Nascimento e Marcio Caetano, que será exibido em mostra on-line. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/mostradecinema.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

5ª Mostra Sesc de Cinema -  Sesc Santa Cruz do Sul

Data: 22/11 (terça-feira)

Local: Cine Santa Cruz (Av. Sem. Pasqualini, 18)

Entradas: Gratuitas, com agendamento no Sesc Santa Cruz do Sul pelo telefone (51) 3713-3222

Filmes

Aquele da Paixão

Direção: Diego Taffarel e Zé Correa

Ano: 2022

Duração: 17 minutos

Cidade: Santa Cruz do Sul

Sinopse: E não duvide que um dia eu vire lenda Samba, boêmia e paixão: recortes da vida de um sambista na cidade mais germânica do Rio Grande do Sul.

Esporas

Direção: Gustavo da Silva e Helder Machado

Duração: 9 minutos

Tipo: Ficção

Cidade: Santa Maria

Sinopse: ESPORAS é um trabalho de videodança que aborda a manutenção das masculinidades no contexto da cultura tradicional gaúcha. Em uma mangueira, dois homens entram em confronto para tentar subjugar um ao outro. Qual dos dois sairá vitorioso?

Maria

Direção: Guilherme de Carli

Duração: 8 minutos

Cidade: Porto Alegre

Sinopse: “Maria” é um sincero e emocionante pedido de desculpas. A partir de imagens de arquivo pessoal e através de diferentes intervalos espaciais e temporais, o filme apresenta uma relação entre uma avó e seu neto. A reflexão parte do ponto de vista do neto que, passados mais de vinte anos da data da gravação, revê as imagens e não se reconhece. É esse neto que, nos dias de hoje e em primeira pessoa, narra um pensamento em relação ao comportamento humano e promove um olhar sensível à maturidade e à sabedoria adquiridas ao longo da vida.

Sinal de alerta - Lory F

Direção: Frederico Restori

Duração: 18 minutos

Cidade: Porto Alegre

Sinopse: Numa poesia beat visual, o filme viaja para o passado de forma lisérgica ao rebobinar o tempo e as imagens de arquivo como fita cassete e VHS, retratando a rebeldia dessa artista ímpar, Lory F, que ocupou seu espaço no rock 'n roll, numa época em que poucas mulheres conseguiam conquistar seu espaço.

Subsolo

Direção: Erica Maradona e Otto Guerra

Ano: 2020

Duração: 8 minutos

Tipo: Ficção-Animação

Cidade: Porto Alegre

Sinopse: Três amigos frequentam diariamente a mesma academia em busca de seus ideais de corpos. Apesar de assíduos, convivem com os frustrantes deslizes que acontecem longe das esteiras, fazendo girar as engrenagens de um ciclo interminável.