Cinco projetos inovadores de Gravataí recebem o Prêmio Inova
06/12/2022
Sindical

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), realizou, no último dia 28, a cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Inova, na sede do Sindilojas Gravataí. O Sindilojas faz parte do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), além de outras entidades públicas e privadas.

Valorizar talentos e iniciativas inovadoras de Gravataí. Esse foi o lema do Prêmio Inova Gravataí. A premiação contemplou 38 projetos do município, distribuídos em cinco categorias, sendo elas: Economia criativa; startups; educação superior e geração de talentos; impacto social; e educação básica.

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalou enfatizou a importância da inovação na sua gestão ao criar a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), liderada pela secretária Selma Fraga. “Estamos inovando todos os dias e, permanentemente, para que a inovação sirva para melhorar a vida das pessoas e do cidadão gravataiense. Temos um time de inovação que orgulha o cidadão de Gravataí. Parabéns aos que votaram, participaram e que foram premiados”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon, presente na cerimônia juntamente com o vice-prefeito Dr. Levi Melo. Os gestores foram premiados com troféus, como prefeito e vice-prefeito inovadores.

Conforme a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, esta iniciativa tem por objetivo valorizar as boas práticas desenvolvidas por talentos do nosso município nas áreas da educação básica, economia criativa, startups, educação superior e geração de talentos e impacto social. “O prêmio encerra um período de comemorações dentro do mês da inovação, mas, mais do que isso, traz um valor para cada pessoa que constrói o nosso município. É por meio deste troféu, que tem uma construção histórica a partir da artista Luciane Xerxenewski, que reproduzimos a quádrupla hélice, na marca Gravataí 2031, e damos o passo inicial dizendo que, agora, começa a era da inovação no município de Gravataí”, ressaltou Selma, que também é presidente do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (COMCET).

O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, destacou sua participação no Rio Innovation Week 2022, que trouxe aos 200 palcos, 800 startups, com apresentação de cases de sucesso sempre voltado às pessoas, ao lado humanizado. “Inovação é a essência da expressão sobre diversos olhares, com visão futurista. Parabenizo os vencedores e envolvidos no Prêmio Inova Gravataí que se destacam por meio de projetos e execução de boas práticas em prol do desenvolvimento do município”, salientou.

As inscrições dos projetos foram separadas em: uma em economia criativa, duas em startups, cinco em educação superior e geração de talentos, sete em impacto social e 21 em educação básica.

Os participantes receberam troféus pela participação e os vencedores receberam troféus destaques. A votação foi definida por voto popular, contabilizando mais de 8.400 votos.

Confira os projetos vencedores:

Economia criativa:

Reciarte, do Jornal Folha do Vale Metropolitano

Startups:

By Keller

Educação superior e geração de talentos:

Decolar, da ULBRA

Impacto social:

Sinergia+Educação Financeira, do Colégio Dom Feliciano

Educação básica e Ensino Médio:

Dom+Radar, do Colégio Dom Feliciano

No final do evento, houve também a entrega de certificados para a primeira turma do Startup Gravataí KickOff, realizada pelo Sebrae/RS. Dos 14 alunos que concluíram o curso, seis estiveram presentes na cerimônia.