Senac Passo Fundo realiza curso de qualificação para conselheiros tutelares
28/12/2022
Divulgação Senac-RS

No último mês, os conselheiros tutelares titulares e suplentes de Passo Fundo iniciaram um curso de qualificação continuada ministrado pelo Senac do município e realizado nas dependências da escola. Com duração de 12 meses a formação é fruto da parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), a Secretaria de Assistência Social de Passo Fundo e o Senac. Entre os conteúdos abordados, estão o direito à educação, à saúde, à assistência social e à doutrina de proteção integral. A questão “quem cuida do conselheiro tutelar?” também é tratada durante o curso.

De acordo com Salete de Souza, vice-presidente do COMDICA - órgão normativo, deliberativo e controlador da política responsável por propor, acompanhar e avaliar as políticas de atendimento à criança e ao adolescente de Passo Fundo -, o intuito é proporcionar a capacitação aos conselheiros tutelares, processo fundamental para o exercício de suas funções previstas em lei. "O curso representa um avanço para qualificação, garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente", comenta a vice-presidente.

Segundo a diretora do Senac Passo Fundo, Lisiane de Cássia Tier Martins, a iniciativa representa um avanço social para o município: "É com muita alegria que disponibilizamos a estrutura da escola nesse momento tão importante para nossa região. Temos certeza que essa qualificação auxiliará na constante luta pelos direitos e dignidades das crianças e dos adolescentes".
A assistente social Vera Samora de Oliveira ressalta a consequência da capacitação desses conselheiros: "trará melhoria importante no atendimento e encaminhamentos do Conselho Tutelar de Passo Fundo. Está sendo um momento ímpar por tratar temas trazidos pelos próprios conselheiros, pelo tempo que essa formação se estenderá e pela expectativa de um serviço prestado ainda mais qualificado", afirma.

Para o secretário de Assistência Social de Passo Fundo, Saul Francisco Spinelli, a capacitação tem uma grande dimensão, pois trabalha na área do direito, da psicologia, da assistência social e capacita aqueles que já têm um entendimento da importância da garantia dos diretos das crianças e dos adolescentes: "Mesmo que essas pessoas não permaneçam no espaço do conselho tutelar, por onde estiver, estarão preparados e capacitados para operar o direito à defesa das crianças e dos adolescentes. Esse projeto consolida uma reivindicação antiga de Passo Fundo. Garantirá ainda mais condições de se agigantar nessa tarefa que não é para qualquer um. Nós temos que fazer mais por quem cuida, pois quem cuida também precisa ser cuidado", destaca o secretário.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (54) 3312-3070 (ramal 210).