Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, acompanha 11º Festival Sesc de Música em Pelotas
24/01/2023
Presidente com a prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas

O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, esteve presente na noite desta segunda-feira, 23 de janeiro, em Pelotas, para acompanhar a apresentação do espetáculo Gala Lírica no Theatro Guarany. Apresentado pelo Núcleo de Alunos do 11º Festival Internacional Sesc de Música, o concerto foi uma noite dedicada ao canto. O programa contou com arias, duos e formações distintas do repertório operístico e de câmara para o canto, conduzido também por professores e acompanhado de apresentações de piano. O evento, promovido pelo Sistema, é um dos maiores de música de concerto da América Latina.

Um dos principais eixos do Festival, o pedagógico, proporciona aos alunos, sejam eles estudantes ou profissionais da música, o encontro e aprendizado com professores de dez nacionalidades. Após o período de aprendizagem e ensaios, é nesses espetáculos que os alunos se reúnem para colocar em prática o que aprenderam.

“A cidade de Pelotas tem tudo a ver com a cultura da música. Deixo aqui o meu agradecimento pela acolhida com o nosso 11º Festival Internacional Sesc de Música e aproveito para convidá-los para o grande encerramento nesta sexta-feira, 27 de janeiro, no Largo do Mercado Público. Tenho certeza que faremos uma grande edição novamente em 2024”, pontuou o presidente.

O concerto Gala Lírica foi mais uma das apresentações do 11º Festival Internacional Sesc de Música que lotaram os espaços. A programação segue até 27 de janeiro, incluindo uma homenagem a uma das figuras mais célebres do choro no país, o pelotense Avendano Júnior. A programação completa está disponível no site www.sesc-rs.com.br/festival.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música.

Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. Para este ano, o Festival conta com o patrocínio master da CMPC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoio do Grupo Panvel, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bibliotheca Pública Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Expresso Embaixador e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.