Sesc desenvolve cursos de artesanato sustentável em casas prisionais da Região Metropolitana
04/10/2023
Geral
Oficinas estimulam o reaproveitamento de resíduos e são oportunidade de geração de renda

O Programa Sesc Envolva-se desenvolve, nas próximas semanas, dois cursos de artesanato sustentável em casas prisionais da Região Metropolitana. O primeiro acontece na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, de 06 de outubro a 03 de novembro. O segundo, na Penitenciária Estadual de Canoas (PECAN I), de 23 a 27 de outubro. Oferecidas por artesãs ligadas ao projeto, as atividades visam ensinar aos apenados técnicas de reaproveitamento de resíduos têxteis na produção de itens como tapetes, aventais e nécessaires.

A ação é desenvolvida em parceria com a Susepe. Visa incentivar práticas sustentáveis, contribuir com a saúde mental dos participantes e, futuramente, auxiliar na reinserção social através da oportunidade de geração de renda. Ao fim do curso, os grupos terão um encontro final para apresentar os trabalhos desenvolvidos: na tarde do dia 08 de novembro na Pecan I, e na tarde do dia 10 de novembro na Penitenciária de Guaíba. Após a conclusão, eles receberão certificado de conclusão.

O Programa Sesc Envolva-se é uma rede de solidariedade que atua em prol da sustentabilidade ambiental a partir de três pilares: empresas doadoras de insumos e matéria prima para reaproveitamento; entidades sociais com artesãos e artesãs que transformam a matéria prima em arte; e o Sesc, que realiza a mediação entre os parceiros do projeto dando apoio logístico e disseminando conhecimentos a partir de ações educativas e feiras, como a que acontece nas casas prisionais e em instituições sociais. Somente até setembro deste ano, a iniciativa já garantiu a destinação de mais de 39 toneladas de resíduos no Estado e realizou 48 oficinas criativas, cursos e palestras, atingindo mais de 3,6 mil pessoas.