A terceira edição do Fórum de Boas Práticas da Fecomércio-RS, realizada no dia 23 de novembro, teve como tema “Negócios que dão certo”. No encontro, que visa trocar experiências e conhecimento, o Secovi Zonal Sul, o Sindilojas Fronteira Noroeste e o Sindilojas Vale do Paranhana tiveram a oportunidade de apresentar suas práticas de sucesso.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, este ano o foco do evento foi a sustentabilidade dos negócios, não esquecendo a importância da representatividade das entidades. “Nos reunimos hoje para adquirir conhecimento e compartilhar experiências, as quais possuem elementos em comum, como a criatividade, a persistência e, acima de tudo, a iniciativa de colocar em prática uma ideia que impacte positivamente o empresário do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio Grande do Sul, desenvolvendo, por consequência, a sociedade em geral”, destacou.
O primeiro projeto apresentado foi o Congresso Imobiliário 2023, promovido pelo Secovi Zona Sul. O presidente da entidade e vice-presidente da Federação, Sérgio Antônio Jardim Cogoy, falou que este ano foi realizada a 6º edição do evento, que teve duas edições presencias em 2018 e 2019 e, mesmo com a pandemia, continuou mas no formato on-line. Nas edições presenciais, o encontro reuniu cerca de 200 participantes e, no formato on-line, aproximadamente 600. O dirigente destacou que no ano que vem, pretendem fazer em formato híbrido com o objetivo de ter um maior alcance. Atualmente, o sindicato atende 19 municípios da região, tem cinco delegacias e está muito presente no meio digital.
Este ano, o encontro foi realizado no Parque Tecnológico de Pelotas, o que deu mais visibilidade ao projeto, gerando mais parcerias. Cogoy ainda relembrou do trabalho desenvolvido pelo Sindicato ao longo dos anos, por meio de diversos eventos, para mostrar a importância da entidade. “Criamos um movimento que nos mostrou que era possível dar um passo maior. E assim criamos o nosso congresso, que tem quatro pilares: gestão, marketing, direito e inovação”, explica.
O dirigente ainda destacou a importância dos 5 C’s que norteiam o Secovi Zona Sul. “Colaborar, cooperar, compartilhar, contribuir e crescer são os princípios que basearam o nosso evento e fortalecem a nossa marca. O intuito é trabalhar para que todos cresçam”, acredita. Para finalizar, o palestrante mencionou as diversas atividades de networking, seminários, produção de conteúdos, podcasts, entre outros, que o sindicato realiza. “Quanto mais eu divido, mais eu multiplico”.
O segundo case, apresentado pelo vice-presidente financeiro do Sindilojas Fronteira Noroeste, Anderson Luis Danielsson e pela psicóloga, Suelen Wisniewski, foi sobre o SindiVagas e o SindiEstágio. Os serviços consistem, basicamente, em uma assessoria de recrutamento e seleção. O primeiro foi criado em 2022 para ajudar as pessoas a encontrarem oportunidades de trabalho e, também, foi resultado da grande procura por parte das empresas em encontrar candidatos qualificados. Além disso, o projeto também desenvolveu um modelo de currículo, auxiliando tanto os candidatos quanto as empresas neste processo.
Já no SindiEstágio, a entidade realiza a intermediação entre empregador, instituição de ensino e estagiário, administrando toda a documentação exigida por lei. Entre os meses de agosto de 2022 até novembro de 2023, mais de 1.700 currículos foram recebidos; 60 estagiários foram contratados; cerca de 150 entrevistas foram realizadas pelo Sindilojas e, aproximadamente, 500 candidatos encaminhados para entrevistas.
Para encerrar, a última apresentação foi do Sindilojas Vale do Paranhana. A vice-presidente, Amanda Santos e a gerente, Jucele Melo, falaram sobre a campanha Super Liquida. A iniciativa acontece duas vezes no ano, em período definido a partir de pesquisa com os lojistas da região. Desde 2017, nos meses de março e agosto, característicos pela troca de estação, a entidade organiza uma grande feira para vender os produtos em estoques. O Sindilojas comercializa os estandes e organiza feira, que acontece na rua Coberta de Taquara. Diversas atrações fazem parte da Feira, que ocorre durante o dia e, este ano, reuniu três mil visitantes, teve 44 estandes comercializados para associados e não associados, movimentando R$ 200 mil reais. A ideia é que a campanha se estenda, em 2024 e 2025, para as outras cinco cidades da área de atuação do sindicato.