Cartilha de inspeção técnica veicular é distribuída a integrantes da CBCPAVE
01/07/2024
Informalidade
Divulgação CNC

Um estudo que avalia os impactos na economia brasileira dos acidentes fatais rodoviários e de trânsito foi destaque na reunião da Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (CBCPAVE) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que produziu uma cartilha de inspeção veicular e distribuiu aos integrantes do órgão consultivo.

A análise, que retrata os custos diretos associados aos acidentes de trânsito como despesas médicas, custos com funerais e compensação por invalidez, além da sobrecarga no Sistema Único de Saúde (SUS) com atendimentos às vítimas, demandando recursos, foi realizada pela Diretoria de Economia e Inovação (DEIN), pela Diretoria Jurídica e Sindical (DJS), com o apoio da Assessoria das Câmara Brasileiras do Comércio e Serviços (ACBCS) e da Gerência Executiva de Comunicação (Gecom) da CNC.

O coordenador da CBCPAVE, Ranieri Palmeira Leitão, agradeceu o empenho da CNC na produção do manual e leu a introdução da publicação que detalha a perda, anualmente, de milhares de vidas e inúmeras famílias em acidentes de trânsito fatais. “Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostram que foram gastos, nos últimos 10 anos, R$ 3 bilhões de recursos do SUS com internações hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito”, ressaltou.

O coordenador da CBCPAVE também destacou a falta de manutenção dos veículos que circulam nas ruas, motivo que tem mais probabilidade de causar acidentes, citou o impacto monetário das mortes no País e elogiou a qualidade do estudo e da publicação. “Essa cartilha é de uma excelência, uma leitura magnífica”, afirmou Ranieri.

O coordenador-geral das Câmaras do Comércio e Serviços, Luiz Carlos Bohn, deu as boas-vindas aos presentes, falou sobre a situação do Rio Grande do Sul e agradeceu a solidariedade de todos que demonstraram a força de um país, de um povo solidário, de amizade. “Eu tenho confiança que, com a ajuda de todo o Brasil, com o reconhecimento da população, os gaúchos vão se levantar.”

Excesso de velocidade

O vice-presidente do Sincopeças Brasil, Rodrigo Moreira, enfatizou a maior causa de acidentes no Brasil, que é o excesso de velocidade. “Estamos em 3º lugar no ranking mundial”, reforçou. Moreira também mencionou o Projeto de Lei nº 2.789/2023, que altera o código de trânsito brasileiro e pede a redução da velocidade em vias urbanas para 50 km/h.

Os participantes também ouviram do diretor da Fecomércio-RS e presidente do Sincopeças-RS, Marco Antônio Vieira Machado, um relato da situação real do setor automotivo do Rio Grande do Sul e assistiram a apresentações sobre o poder da certificação e competências profissionais, pela Fecomércio-PE, e sobre o curso de vendedor de autopeças, pelo Sincopeças BR.

Por fim, os integrantes da CBCPAVE tiveram conhecimento dos trâmites de projetos de lei no Congresso Nacional de interesse do segmento, como o PL 338/2015, que disciplina a oferta de peças e componentes de veículo automotor de via terrestre ao consumidor; o PL 4.821/2016, que obriga o fabricante e o importador de automóvel ou motocicleta a disponibilizar, em meio digital, relação contendo denominação e código de referência das peças que compõem o veículo; o PL 5.301/2016, que trata da vistoria de identificação veicular, da inspeção de segurança, da inspeção veicular ambiental e técnica veicular; o PL 2.470/2022, sobre incentivos fiscais para empresas reformadoras de pneumáticos; e o PL 5.258/2020, sobre o Código Penal para aumentar a pena de quem vender peça falsificada.

Acesse o manual de inspeção veicular aqui.

Tags: