Inovação e cenário local são temas de Reunião Regional em Santa Maria
15/07/2024

3ª reunião do ano reuniu sindicatos , lideranças e empresários da região

A inovação e o trabalho desenvolvido pelo Lab Fecomércio-RS foram algumas das pautas da Reunião Regional, realizada no dia 15 de julho, em Santa Maria. Após a abertura do encontro, o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, destacou a importância do momento. “Estamos aqui, reunidos, para trocar experiências e escutá-los sobre as demandas da região. Uma das marcas da nossa gestão é essa relação de proximidade com nossos sindicatos filiados e uma escuta ativa”, destacou. Na ocasião, Bohn entregou para a presidente Secovi Centro Gaúcho, Liziane Stangarlin, o Troféu Mercúrio. O reconhecimento é uma homenagem aos 30 anos do Sindicato.

Após a homenagem, o analista técnico do Lab Fecomércio-RS, Cleiton Scarabelot Emidio, fez uma apresentação sobre inovação, conceitos e o trabalho desenvolvido pelo hub. “Inovação é entregar resultado, é ação. Pessoas, processos e resultados consistem no cerne da inovação”, explica. Emidio pontuou deu exemplos, como o SMS que evoluiu ao longo dos anos. “É preciso entregar algo que seja vendável. A inovação pode ser em produtos ou serviços, processos e organizacional. O SMS, por exemplo, foi algo disruptivo, mas com o WhatsApp tivemos uma inovação”, explica.

Outro ponto destacado foi a questão da tecnologia. “A tecnologia vai ajudar a impulsionar tudo o que já construímos até hoje. A única certeza é a mudança”. O analista também abordou sobre a entrega de valor. “Quando resolvemos problemas e geramos ganho, a gente entrega valor. O mesmo produto pode se manter no mercado com pequenas mudanças”, finalizou.

Após a apresentação, o coordenador do Lab, Gelson Álvaro Junqueira, apresentou os serviços do Lab Fecomércio-RS, como os Ciclos de Aceleração, que selecionam 20 startups para desenvolver projetos; a consultoria prestada aos sindicatos, as edições do Lab Talk, palestras mensais presenciais e transmitidas pelo Youtube; o Pitch Reverso, momento de escuta das necessidades dos sindicatos por parte das startups e o Lab Experience, evento que reúne empresas e sindicatos para a troca de experiências. Gelson também falou sobre a estrutura do espaço, que tem mais de mil metros quadrados, e atualmente tem 120 startups incubadas. O gerente do Núcleo de Negócio do Sistema, Leonardo de Paula, enfatizou a capilaridade do Lab e que ele está à disposição dos sindicatos filiados.

Inteligência Artificial

Na segunda parte, a analista de tecnologias digitais, Carolina Beatriz Filippelli de Morais, falou sobre a Inteligência Artificial (IA). Carolina mostrou conceitos, relatou sobre a história da IA no mundo e no Brasil e deu exemplos da aplicabilidade da tecnologia.

Pautas locais

Para finalizar, o presidente do Sindilojas Região Centro e vice-presidente da Federação, Ademir José da Costa, representando os empresários locais, relatou sobre as principais demandas e necessidades. Entre elas, o presidente destacou a necessidade de manter e reforçar apoio na construção da BR 392, entre as cidades de Santa Maria, Joia e Santo Ângelo; implantar de uma delegacia regional especializada no combate à pirataria e à informalidade em Santa Maria; incluir a construção de um aeroporto internacional na região central do Estado; apoiar a rápida construção da ponte sobre o Arroio Grande no Km 226 da RS 287, em Santa Maria e a duplicação da BR 158, entre Santa Maria e Júlio de Castilhos.

Tags: