Semestre letivo inicia para mais de 2.700 alunos da EAD EJA do Sesc/RS
29/08/2024
Educação
Semestre letivo inicia para mais de 2.700 alunos da EAD EJA do Sesc/RS

Projeto proporciona, gratuitamente, aulas de conclusão do Ensino Médio e formação profissional a jovens e adultos


Neste mês, turmas do projeto de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc/RS de 32 cidades gaúchas iniciaram as aulas para o novo semestre letivo. O curso tem a duração de 18 meses e é totalmente gratuito. Oportuniza que jovens, adultos e idosos que não tenham concluído o Ensino Médio no tempo regular, terminem os estudos e também recebam uma formação profissional em Produção Cultural. Um novo edital, para inscrições de novos estudantes, é previsto para o final do ano.


“Cumprimentamos a todos os alunos, em especial os que estão no primeiro semestre, pelo início desta etapa, e por entenderem que nunca é tarde para voltar a estudar e a se qualificar. Desde o início do projeto, lindas histórias de vida passaram pelos polos da EAD EJA do Sesc. Pessoas que enfrentaram diversos desafios que as forçaram a parar de estudar, mas que se engajaram nessa retomada e, hoje, colhem os seus frutos. Torcemos para que estas novas turmas também tenham semestres de muito aprendizado e que se beneficiem pelo papel transformador da educação”, comenta a gerente de Educação do Sesc/RS, Regina Tatsch. As aulas inaugurais ocorreram no último dia 12 de agosto e contaram com atividades especiais de boas-vindas, como dinâmicas de integração e ações lúdicas.


EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.

Tags: