Pelotas recebe última Reunião Regional do ano
08/10/2024
Pelotas recebe última Reunião Regional do ano

O encontro recebeu mais de 70 pessoas na capital nacional do doce

Ontem (08/10), a cidade de Pelotas foi a anfitriã da Reunião Regional, promovida pela Fecomércio-RS. O encontro é um momento dedicado à escuta das demandas das entidades locais. A reunião, liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, contou com a presença de presidentes, membros dos sindicatos e de lideranças empresariais da região.

Na oportunidade, o presidente do Sindilojas Pelotas e do Secovi/Zonal Sul-RS, Renzo Antonioli e Sérgio Cogoy, destacaram a atuação da Federação e do presidente na luta pelos interesses dos empresários. Bohn enfatizou a importância do momento de escuta e troca de experiências com os sindicatos da base.

Após a abertura, o analista técnico do Lab Fecomércio-RS, Cleiton Scarabelot Emidio, falou sobre os tipos de inovação e como ela é relevante atualmente. Um dos exemplos citados, foi o Whatsapp. A ferramenta revolucionou a forma de comunicação, porém Emídio pontua que nem sempre tudo que é novo vai dar certo. É preciso entregar valor de uma maneira diferente para o cliente, mas é necessário escutá-lo. O analista ainda deu diversos exemplos de soluções simples, mas que atenderam os desejos dos clientes. “Temos muito potencial para a inovação no Brasil, mas investimos muito pouco. Por isso, a necessidade de conectar as empresas com startups que desenvolvem negócios e criam soluções. E esta é a missão do Lab Fecomércio-RS".

O coordenador do Lab, Gelson Junqueira, mostrou o espaço do hub de inovação e elencou os produtos e serviços oferecidos, como os Ciclos de Aceleração, O Lab Talk, o Pitch Reverso e o Lab Experience. Como cases de sucesso, foram apresentadas as startups Mind City e Nesos Webmaker. A primeira consiste no desenvolvimento de um aplicativo que auxilia no aprendizado de crianças autistas utilizando da gameficação, enquanto a segunda tem o foco na criação e desenvolvimento de sites para empresas, por meio de sistema próprio que pode criar um site três vezes mais rápido, com qualidade e de fácil atualização.

Para finalizar a temática da inovação para o comércio de bens, serviços e turismo, a analista de tecnologias digitais, Carolina Beatriz Filippelli de Morais, falou sobre a Inteligência Artificial (IA). Carolina explanou sobre o cenário da IA, como ela se expandiu no mercado brasileiro e as principais ferramentas que estão no mercado. “76% das micro e pequenas empresas estão usando IA”.

Demandas locais

Sobre as questões regionais, o presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antoioli, trouxe duas questões: as altas taxas cobradas no âmbito extrajudicial por tabeliães e registradores por cada ato a ser realizado (emolumentos) e a proposta de mudança no Simples Nacional, pela Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet. A primeira pauta foi explicada pela economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, e pelo advogado do Núcleo Jurídico Tributário, Vinícios Saraiva. O segundo tema foi abordado pelo assessor de Relações Governamentais, Adriano Beuren.

Tags: