No dia 30 de outubro, o Comitê Técnico do Copersind esteve reunido na sede da Fecomércio-RS. Coordenado pelo 1º vice-presidente da Federação, Joel Dadda, o grupo debateu sobre a terceirização, a aplicação da Lei 14.905/2024 sobre os créditos trabalhistas e a “Pesquisa de Empregos Temporários 2024”, elaborada pela Fecomércio-RS.
Na primeira parte da reunião, a economista-chefe da Federação, Patrícia Palermo, apresentou os dados do estudo sobre as vagas temporárias no Estado. O levantamento, restrito ao comércio varejista, aponta o perfil das vagas disponíveis, auxiliando os candidatos e os próprios empresários a preenchê-las. “Com o foco nos estabelecimentos, constatamos que 63% já iniciaram as contratações. Quando iniciamos a pesquisa, em setembro, 39,5% já haviam contratado. Isso demonstra que esse movimento está começando cada vez mais cedo”, explica Patrícia. Do total de entrevistados, 63,7% relataram que pretendiam aumentar o quadro de funcionários. “Isso é uma injeção de pessoas muito grande no mercado. Pelos dados, acreditamos que este ano o número de contratações deve ser levemente superior em comparação ao ano passado”, pontua. Outro aspecto abordado foi o local onde são feitas as seleções: 81,3% são realizadas no próprio estabelecimento, sendo que 68,1% tem algum tipo de exigência como disponibilidade de horário (1º lugar), seguido de grau de instrução e experiência. Em relação aos problemas no momento da escolha, a principal dificuldade apontada foi a falta de qualificação, seguido da falta de disponibilidade de tempo. Para finalizar, a economista citou que 88,8% das vagas são para a função de vendas, sendo 28,6% com possibilidade de efetivação.
A "Pesquisa de Empregos Temporários 2024" da Fecomércio-RS foi realizada entre 18 de setembro e 05 de outubro e abordou 837 estabelecimentos voltados a atividades de comércio varejista, nas principais cidades de cada Macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.
Na segunda parte do encontro, a advogada trabalhista e consultora da Fecomércio-RS, Lucia Witczak, falou sobre a decisão do TST sobre a aplicação da Lei 14.905/24 aos créditos trabalhistas, a Terceirização e as últimas negociações coletivas.