São Leopoldo e Canoas entram na rota de visitas da Fecomércio-RS nesta quarta-feira
09/02/2022
Sindical

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, foi até a cidade de São Leopoldo nesta quarta-feira, dia 09, para uma visita ao Sindilojas. Ele foi recebido por um grupo de dirigentes integrado pelo presidente do Sindicato, Walter Seewald, e pelos vice-presidentes Régis Feldmann e Vicente Cunha.

Bohn explicou que a nova rodada de visitas aos sindicatos empresariais filiados (uma das práticas da gestão dele é a interiorização e aproximação dos sindicatos) tem como objetivo estreitar o relacionamento entre os braços que compõem o Sistema Fecomércio-RS. “Sesc e Senac são braços muito importantes e reconhecidos pelo trabalho que prestam para a sociedade. E, embora muitas pessoas não saibam, esses braços são presididos e sustentados por empresários, representados pelos Sindicatos. Nosso encontro é para afinar essa integração entre os braços do Sistema", afirmou.

Para falar sobre a relação entre as casas, também vieram para o encontro o diretor do Sesc-RS e do Senac-RS, José Paulo da Rosa, a gerente do Sesc São Leopoldo, Andrea Guedes, e a diretora do Senac Canoas, Lianamar da Silveira Rosa.

Entre outras atividades já agendadas para 2022 como o EJA EAD e o Sesquinho, a gerente do Sesc falou sobre o Portal de Compras e Licitações do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. A página traz todas as informações para que fornecedores possam participar das licitações das entidades de forma segura e transparente. “Queremos incentivar que nossos fornecedores locais participem destes pregões. É uma oportunidade para nossos empreendedores locais participarem e pertencerem ao nosso Sistema”, disse Andreia.

A diretora do Senac Canoas, Lianamar, falou das atividades da unidade na cidade de São Leopoldo e em parceria com Sesc e Sindilojas, relação essa que sempre foi de muita contribuição de ambas as partes, segundo ela. O destaque foi para o programa 3 Mil Talentos TI, uma parceria entre Prefeitura de São Leopoldo, Tecnosinos e Senac, lançada no ano passado, que vai oferecer três mil vagas em cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação. Serão 12 qualificações, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico.

Canoas também entra no roteiro

No início da tarde, parte do grupo foi até o Sindigêneros Canoas, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Aldérico Zanettin. Também se juntou à comitiva o presidente do Sindilojas Canoas, Denério Neumann, seu vice-presidente Robson Athayde Medeiros, o executivo do sindicato, Edson Vieira Medeiros, o vice-presidente da Fecomércio-RS, André Roncatto, a assessora da presidência, Lauren Fernandes, e o gerente do Sesc Canoas, Cleberli Fabiano Costa de Arruda.

Assim como nas outras visitas que Bohn tem feito pelo estado gaúcho, o objetivo da reunião foi tratar sobre a sinergia do trabalho entre Sesc, Senac e Sindicatos. As atividades do Sesc na cidade, voltadas para saúde, bem-estar e lazer, foram o mote da fala do gerente da unidade. Arruda explicou que, junto com o Senac Canoas, está sendo desenvolvido um cronograma para a realização de ações conjuntas entre as entidades para apresentar o trabalho realizado por Sesc e Senac a fim de captar novos associados para os sindicatos da região.

Lianamar falou sobre o trabalho realizado pelo Senac Canoas com destaque para o projeto Apenados, que realizou no ano passado a formatura de duas turmas do curso de Técnicas de Panificação e Confeitaria dentro da Penitenciária Estadual de Canoas. O projeto busca impactar positivamente a sociedade, bem como dar esperanças de um futuro diferente na ressocialização dos presos pós pena.

O diretor José Paulo da Rosa reforçou que “é tempo de se reaproximar” destacando a importância de Sesc e Senac e do trabalho de forma integrada com os Sindicatos. Ele acredita  em um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento no pós-pandemia e afirma que os braços do Sistema Fecomércio-RS têm que estar trabalhando integradamente e prontos para a demanda de qualificação profissional, cultura e lazer que está por vir.

[caption id="attachment_113160" align="aligncenter" width="680"] No Sindilojas São Leopoldo[/caption] [caption id="attachment_113158" align="aligncenter" width="680"] À tarde, encontro foi no Sindigêneros Canoas[/caption]