Presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, pede persistência aos sindicatos em visita a Caçapava
17/02/2022
Sindical

Em Caçapava do Sul, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, ouviu as demandas e dificuldades do Sindilojas apresentadas pelo presidente da casa, Odile Casanova. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (16), e contou com a presença da vice-presidente do Sindilojas e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçapava do Sul, Inês Kanheski, a diretora administrativa do Sindilojas,  e financeira da CDL, Rubia Elena Neis Leão, a assessora da presidência, Lauren Fernandes, o vice-prefeito de Caçapava do Sul, Luiz Carlos Guglielmin, o diretor do Sesc e Senac, José Paulo da Rosa,  o presidente do Sindilojas Bento Gonçalves, Daniel Amadio, o diretor do Senac Cachoeira do Sul, Rafael Idalgo Tunes, e a gerente do Sesc Cachoeira do Sul, Marilde Oliveira.

A pauta levantada pelos gestores do Sindilojas Caçapava do Sul foi a falta de aderência dos empresários ao sindicato nos últimos anos. Mesmo com uma força tarefa de divulgação de ações do Sindilojas, houve pouco interesse dos lojistas da região. Com isso, o presidente Bohn reforça que a função da federação é oferecer mecanismos para que os sindicatos possam retomar o avanço financeiro e se estabilizar. "Dentro da Federação estamos cobrando as tratativas dos sindicatos sem custos, e para ajudar o empresário, não devemos cobrar valores retroativos. Então toda empresa que se filiar ao sindicato terá todos os benefícios do Sistema Fecoméricio-RS/Sesc/Senac. E a proposta desta reunião é trazer a união das três casas, cada vez mais para a ponta. Com o uso dos produtos e serviços para alavancar o terceiro setor", explica.

Neste contexto, o diretor José Paulo da Rosa informa que as ações do Sistema devem ocorrer cada vez mais integradas, através da Cultura Tri Juntos. "Um dos maiores gargalos da economia tem sido a falta de profissionalização dentro das empresas. O Senac com sua expertise em educação, tanto a distância, presencial ou modelo híbrido pode entregar essas capacitações em gestão e áreas técnicas. O Sesc que também propõe a base educacional em muitas unidades, está entrando para auxiliar aquelas pessoas que não conseguiram concluir o ensino médio no período comum. Então pessoas com renda até três salários mínimos podem se inscrever gratuitamente e realizar o curso de Educação para Jovens e Adultos à Distância", declara o diretor.

O Sesc estreita a parceria com sindicatos com o novo Portal de Compras. "Estamos com esse portal que traz para o empreendedor de forma facilitada a participação em licitações e contratos. Inclusive, através do próprio sistema, temos a contratação de produtos e serviços da própria região.  Fomentando a economia local", comenta Marilde.

Além do portal, o Sesc já tem um trabalho consolidado para o bem estar social através de seus projetos, com cultura, educação, esporte e lazer, que apesar da pandemia, tem oferecido opções adequadas a cada momento deste período de afastamento.

Na educação o Senac tem feito projetos importantes para o núcleo econômico de Caçapava do Sul e regiões próximas. O diretor Rafael Tunes, apresentou alguns projetos. "Realizamos atendimentos de aprendizagem comercial e temos um projeto de soluções customizadas a necessidade de mão de obra dos empresários. Então ouvimos a demanda e lançamos capacitações, cursos e palestras de áreas técnicas. O Senac Empresas também é um curso voltado para o empresariado local e para colaboradores. E para a área da informática, que é uma área que está com poucos profissionais, estamos desenvolvendo o RS-TI, que é  a qualificação profissional na área de Tecnologia da Informação", declara.

O presidente Bohn ainda reforça a necessidade de buscar a aproximação com lojistas e empresários, cada vez mais abertos a buscar soluções para a retomada econômica. "Essa retomada deve acontecer agora e nós vamos estar preparados para receber os empresários, isso acontece através do Sindilojas. Nós estamos aqui para dar ferramentas para que isso ocorra. Na área da tecnologia, estamos com a incubadora Lab Fecomércio, com foco no lojista. A incubadora é para o terceiro setor. Com a intenção de proporcionar a estrutura e mentorias para o desenvolvimento das empresas", afirma.

Após a conversa, o presidente Casanova agradeceu o empenho do presidente Luiz Carlos Bohn. "Eu estou aqui apenas há quatro anos e agradeço a esses anos, pois estou vendo um presidente junto de nós, que vem até nós para nos ouvir. Nós gostaríamos de participar mais, não conseguimos tanto quanto gostaria. Mas ver um presidente que visita mais de 80 sindicatos é único. Essa trajetória vai marcar a Fecomércio. Eu não consigo através de palavras descrever tudo o que o presidente Bohn está  fazendo. Me sinto orgulhoso de fazer parte da federação e ver esse trabalho", finaliza.