Inscrições prorrogadas até 25 de abril: Senac Tech e Instituto Caldeira lançam edital para capacitar profissionais em tecnologia
20/04/2022
Educação
[caption id="attachment_83034" align="aligncenter" width="800"] Divulgação Senac-RS[/caption]

O Senac Tech está com inscrições abertas para o Programa RS TI. Por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), a escola disponibilizará 10 vagas gratuitas, na Trilha de Desenvolvimento Back End com Java para residentes ou estudantes do 4º Distrito de Porto Alegre. O edital lançado é em parceria com o hub de inovação e tecnologia, Instituto Caldeira, onde serão realizadas as aulas, com o objetivo de fomentar a capacitação da comunidade local para o setor da Tecnologia da Informação e para o mercado de trabalho da nova economia.   Para conferir o edital de seleção, basta acessar o link. As inscrições estão abertas até o dia 25 de abril e devem ser realizadas presencialmente, no Senac Tech que fica localizado na rua Venâncio Aires, 93 – Cidade Baixa, Porto Alegre.  Requisitos para participar:  a) possuir renda familiar per capita de até 2 (dois) salários mínimos federais;  b) apresentar um dos documentos a seguir: Certificado de curso de qualificação profissional, ou Registro de ocupação em Carteira de Trabalho Profissional, ou Declaração da empresa empregadora, ou Autodeclaração de trabalho/experiência profissional.  c) Idade mínima: 15 anos;  d) Escolaridade mínima: cursando o ensino médio;  e) Residir ou estudar no 4º Distrito de Porto Alegre (bairros: Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos).  Programa RS TI  Capacitar profissionais para área de Tecnologia da Informação a fim de desenvolver habilidades técnicas necessárias e então conectá-los às oportunidades de trabalho das empresas parceiras. Este é o objetivo do Programa RS TI que o Senac-RS lançou no dia 3 de janeiro de 2022. Ao todo serão 9 mil vagas, sendo 3 mil gratuitas e ofertadas em 19 escolas Senac espalhadas pelo Estado ao longo dos anos de 2022 e 2023.      Com apenas 53 mil pessoas formadas por ano em cursos de perfil tecnológico e uma demanda média anual de 159 mil profissionais de Tecnologia da Informação, o Brasil tem um grande desafio pela frente. É o que aponta o estudo publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – BRASSCOM em dezembro de 2021. O relatório estima que as empresas de tecnologia demandem 797 mil talentos até 2025, porém, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos. "São números que refletem a realidade de um setor estratégico para o crescimento do país e que deixam exposta a necessidade urgente de capacitação profissional. O Programa RS TI visa ampliar a oferta de mão de obra qualificada e, assim, atender a demanda das empresas da área com cursos ofertados pelo Programa Senac de Gratuidade", explica o diretor regional do Sesc/Senac, José Paulo da Rosa.       Sobre as vagas     A oferta das 9 mil vagas para capacitação será distribuída em dois ciclos, em 2022 e 2023. Serão disponibilizadas 1.500 vagas gratuitas por meio do Programa Senac de Gratuidade – PSG, as quais terão as suas divulgações por meio de editais. Ainda, haverá a oferta de 3 mil vagas viabilizadas por meio de negociações com iniciativas públicas e privadas.     As vagas gratuitas, disponibilizadas pelo PSG, destinam-se a pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos federal. O candidato deve atender aos requisitos dos cursos, estar matriculado ou ser egresso da educação básica e ser trabalhador empregado ou desempregado. Premissas que estarão detalhadas junto aos editais que serão publicados.      No total serão quatro formações presenciais e todas alinhadas com as oportunidades iniciais na área de Tecnologia da Informação:    Desenvolvimento Front End – 204 horas   Desenvolvimento Back End com Java – 204 horas   Desenvolvimento Desktop Java – 168 horas    Desenvolvimento Python – 252 horas    Para mais informações sobre o Programa, acesse o hotsite https://senacrs.com.br/programarsti/index.php ou procure uma das escolas que ofertam as formações: Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro, Lajeado, Canoas, Viamão, Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Alegrete, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santa Rosa, Santa Maria, Santa Cruz e Cachoeira do Sul.