Câmara Municipal de Vereadores homenageia Sesc Uruguaiana pelo Dia do Desafio
02/06/2022
Saúde

Projeto que incentiva a prática de atividades físicas e cuidados com a saúde mobilizou mais de 31 mil pessoas na cidade

Por fomentar a prática de atividades físicas para uma melhor qualidade de vida, saúde física e mental da população, além de estimular a solidariedade, o Sesc Uruguaiana recebeu da Câmara Municipal de Vereadores uma Moção de Congratulações e Louvor pelo trabalho realizado no Dia do Desafio (DDD) 2022, que aconteceu no último 25 de maio. A homenagem foi entregue à diretora da Unidade, destacando que o Sesc presta um “verdadeiro exemplo de cidadania e amor ao próximo”.

Em uma programação intensa, com corrida noturna, aulão de ginástica, esteira e bike da fama e desafios esportivos no comércio e escolas de Uruguaiana, o DDD mobilizou mais de 31 mil pessoas no município. Em Quaraí, cidade de abrangência da Unidade, os cidadãos participaram de ações como jogos de vôlei de areia, aula de zumba, treinos de futebol, entre outras.

E não foi apenas no esporte que os cidadãos se engajaram. O Desafio Solidário, que estava arrecadando leite UHT em caixinha para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc, recebeu 152 litros em doações, em Uruguaiana. Quem doou 5 litros ou mais recebeu, ainda, um cupom para concorrer aos prêmios da terceira edição da campanha Futebol Tá na Mesa, que segue recebendo donativos de alimentos não perecíveis até o dia 15 de junho, em todas as Unidades Sesc/RS.

Sobre o DDD: O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição saudável entre cidades. Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) – conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO – e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais. É um movimento comunitário, realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes para pausarem, ao menos, 15 minutos de suas rotinas para movimentar o corpo.

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.