Fecomércio-RS retoma Reuniões Regionais na cidade de Rio Grande
29/06/2022
Gestão
Sindical
[caption id="attachment_118545" align="aligncenter" width="599"] Primeira Reunião Regional do ano foi em Rio Grande (Crédito: Camila Barth)[/caption]

A primeira Reunião Regional do ano entre Sindicatos e Fecomércio-RS foi realizada em Rio Grande nesta terça-feira, dia 28, e abriu a conversa sobre demandas como infraestrutura da região e pautas tributárias para pequenos empresários, além da entrega de soluções tecnológicas para desenvolvimento dos sindicatos.

O assessor do Núcleo Jurídico Tributário da Fecomércio-RS, Moisés Lucchese Mendes, informou que a Federação possui um grupo de trabalho específico sobre a Reforma Tributária. O grupo tem acompanhado e auxiliado em direcionamentos para o Congresso Nacional, como a PEC 110, a qual o grupo entende como pertinente a adoção de alíquotas setoriais diferentes e a possibilidade de tomada de crédito por empresas optantes do Simples Nacional. Outra grande demanda debatida foi a precariedade de transporte regional que impacta diretamente no turismo das cidades de abrangência da Costa Doce do Extremo Sul, que hoje está com solicitações encaminhadas pela equipe da Fecomércio-RS ao Ministério de Infraestrutura.

Ainda foi apresentada pela gerente do Núcleo Jurídico Sindical e Trabalhista, Márcia Duarte, a oferta de serviços e atendimentos que auxiliam os sindicatos com facilitações de processos burocráticos como convenções coletivas, atualizações de dados cadastrais junto ao Ministério do Trabalho, e outros registros legais.

Um dos grandes focos da reunião foi a diversidade de produtos tecnológicos para o desenvolvimento e gerenciamento facilitado para os sindicatos, oferecidos pela Federação. Uma gama de produtos como parcerias com empresas que potencializam o crescimento financeiro sindical e projetos tecnológicos para o crescimento dos sindicatos foi apresentado para o público.

O gerente do Núcleo de Negócios, Leonardo de Paula, apresentou os benefícios para associados sindicais, como Icatu Seguros, que além de beneficiar os usuários associados, ainda beneficia financeiramente os sindicatos através de agenciamento de parcelas para as agremiações. Também dentro destes produtos, planos de saúde, empresa de cartão vale-alimentação e outras parcerias que melhoram a relação entre empresas e colaboradores.

Paula também apresentou o projeto Incubados Fecomércio-RS, que dispõe de mentorias e ferramentas para ampliar as vendas das empresas pelas redes sociais. O projeto já teve nove empresas incubadas, dentre elas, uma empresa de arquitetura que através da mentoria conseguiu efetivar as vendas de toda gama de produtos disponíveis no negócio, em três meses.

Na mesma linha, o head de Inovação da Fecomércio-RS, Giancarlo Giacomelli, apresentou a proposta transformação digital, do Lab Fecomércio. O espaço físico disponibilizado para o impulsionamento tecnológico conta com salas equipadas para pits empresariais, gravações de vídeos, podcasts, web conferências, entrevistas e reuniões dinâmicas.

O presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, encerrou a reunião reforçando que "unir forças para solucionar problemas e alavancar o comércio gaúcho com facilitações são as melhores formas de desenvolver a região. Contando com a participação de todos, quem ganha é a sociedade".

O evento ainda passará pelas cidades de Cachoeirinha (14/07), Nova Prata (20/07), Santana do Livramento (15/08), Santa Cruz do Sul (29/09) e Erechim (18/10).

[caption id="attachment_118544" align="aligncenter" width="599"] Evento reuniu lideranças sindicais da região (Crédito: Camila Barth)[/caption]