Palmeira das Missões dá início ao Mês Farroupilha com a chegada da Chama Crioula
31/08/2022

Centelha foi entregue por cavalarianos da 17ª Região Tradicionalista

A chegada da Chama Crioula na Praça Nassib Nassif, no dia 20 de agosto, deu início ao Mês Farroupilha de Palmeira das Missões. A centelha foi entregue por cavalarianos da 17ª Região Tradicionalista e marca a abertura das comemorações, que acontecerão até o dia 20 de setembro, quando se celebra o Dia do Gaúcho. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Entidades Tradicionalistas e o Sesc Carazinho

Com a temática “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, a programação contemplará diversas atrações como apresentações de dança, mateadas, rondas culturais e desfile cívico. Para o evento de abertura, artistas da fase local do Festival Carijó da Canção Gaúcha e das invernadas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) da região apresentaram espetáculos abertos ao público. Cristiano Sonntag, Rodrigo Gonçalves, Janaina Dalberto e José Ricardo Nerling interpretaram o cancioneiro gaúcho acompanhados pelos músicos Marcelo Grethe, Rodrigo Zatti, Gabriel Mafalda e Dener Rossetto.

As atividades, gratuitas, acontecerão, além da Praça, em escolas, CTGs e no Parque Municipal de Exposições Telmo José Schardong. Mais informações com o Sesc Carazinho, pelo telefone (54) 3331-2523 ou pelo WhatsApp (54) 99238-1252. Confira abaixo a programação completa.

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

Mês Farroupilha de Palmeira das Missões - Sesc Carazinho

22/08 a 02/09

Atividade: Visitas recreativas e educativas com CTGs em escolas públicas municipais e estaduais

Agendamento: Com a Coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo telefone (55) 3742-7303, para os turnos da manhã e tarde

10/09 (sábado)

Atividade: Ronda cultural no Piquete Rincão do Provisório*

13/09 (terça-feira)

Atividade: Ronda cultural no CTG 35*

14/09 (quarta-feira)

Atividade: Ronda cultural no CTG Sinuelo da Querência*

15/09 (quinta-feira)

Atividade: Ronda cultural no CTG Filigêncio Martins de Mello*

16/09 (sexta-feira)

Atividade: Ronda cultural no CTG Galpão da Boa Vontade*

17/09 (sábado)

Atividade: Ronda cultural no CTG Miguel Rocha Sampaio*

19/09 (segunda-feira)

Atividade: Show de encerramento com Adair de Freitas

Horário: 20h

Local: Pavilhão principal do Parque Municipal de Exposições Telmo José Schardong

20/09 (terça-feira)

Atividade: Desfile Cívico Farroupilha e Ato Solene Dia do Gaúcho

Horário: 15h

Local: Praça Nassib Nassif (Rua Marechal Floriano)

*As rondas da Chama Crioula acontecem em cada entidade tradicionalista desde a chegada no município até o encerramento, no dia 20/09, com duração de 24h cada.