Senac Erechim está capacitando 52 profissionais por meio do Programa RS TI
27/09/2022
Divulgação Senac-RS

Desde o início do ano o Senac Erechim integra o Programa RS TI e oferta cursos com o objetivo de capacitar profissionais para o setor da Tecnologia da Informação, possibilitando o desenvolvimento de habilidades técnicas necessárias para conectá-los às ofertas de emprego de empresas parceiras.

Conforme Alvaro Luis da Costa Emiliano, das Soluções Corporativas da escola, desde agosto são três turmas em andamento do curso Desenvolvimento Back End com Java, sendo duas em parceria com a prefeitura de Erechim e uma em acordo com a prefeitura de Getúlio Vargas. “As parcerias são importantes, pois facilitam a capacitação da mão de obra para atender a demanda da região. A definição desse curso aconteceu após pesquisa realizada com as empresas que apontaram déficit de profissionais nessa área. Após a conclusão do curso, serão 52 pessoas qualificadas para serem absorvidas pelo mercado da região”, afirmou Alvaro.

Vale destacar que, de acordo com estudo publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – BRASSCOM em dezembro de 2021, estima-se que as empresas de tecnologia demandem 797 mil talentos até 2025, porém, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos.

Sobre o RS TI

A oferta das 9 mil vagas para capacitação será distribuída em dois ciclos, em 2022 e 2023, com metas iguais. Serão disponibilizadas 1.500 vagas gratuitas por meio do Programa Senac de Gratuidade – PSG, as quais terão as suas divulgações por meio de editais, com ofertas de turmas abertas. Ainda, haverá a oferta de 3 mil vagas as quais serão disponibilizadas por meio das escolas Senac e negociadas com iniciativas públicas e privadas.

As vagas gratuitas, disponibilizadas pelo PSG, destinam-se a pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos federal. O candidato deve atender aos requisitos dos cursos, estar matriculado ou ser egresso da educação básica e ser trabalhador empregado ou desempregado. Premissas que estarão detalhadas junto aos editais que serão publicados.

No total serão quatro formações presenciais e todas alinhadas com as oportunidades iniciais na área de Tecnologia da Informação:

Desenvolvimento Front End – 204 horas

Desenvolvimento Back End com Java – 204 horas

Desenvolvimento Desktop Java – 168 horas

Desenvolvimento Python – 252 horas

Além de Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro, Lajeado, Canoas, Viamão, Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Alegrete, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santa Rosa, Santa Maria e Santa Cruz também ofertam as capacitações.

Mais informações, acesse www.senacrs.com.br/programaRSTI ou entre em contato com o Senac Erechim por meio do Whatsapp (54) 99251-4294. A escola está localizada na rua Praça da Bandeira, 26, no bairro Centro.