Reunião do Contur discute números do turismo no RS
05/07/2023
Turismo
Encontro teve início com apresentação do titular da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, Davi Da Rold, que abordou as estratégias, potencialidades, obras e parcerias do município nesta área.

Na quarta-feira (5/7), o Conselho de Turismo da Fecomércio-RS (Contur) se reuniu na sede da Federação. O encontro tratou de diferentes pautas, tendo início com uma apresentação do titular da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, Davi Da Rold, que abordou as estratégias, potencialidades, obras e parcerias do município nesta área, ressaltando a necessidade de explorar as potencialidades do enoturismo.

Entre os principais projetos destacados por Da Rold estão a parceria do município com o Senac na área da Gastronomia e o Qualifica Bento, que busca promover qualificação profissional e conta com o envolvimento do vice-presidente da Fecomércio-RS Daniel Amadio, que assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves. “Estou muito feliz com o desafio e, se meu nome chegou lá, foi a partir do bom trabalho desenvolvido nesse conselho”, agradeceu Amadio ao comunicar sua entrada no poder executivo do município.

Em seguida, a Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae-RS, Amanda Paim, apresentou o Mapa de Comportamento do Turista do Rio Grande do Sul, produzido pelo Governo do Estado junto ao Sebrae. O conteúdo foi elaborado com uma metodologia que traçou 12 perfis macro de turistas que visitam o Estado, partindo destes para a criação de personas e motivações. Paim destacou dois perfis como os principais no turismo do RS: os de turismo gastronômico e de natureza. Ao fim da apresentação, o coordenador do Contur e vice-presidente da entidade, Manuel Suárez, destacou a necessidade de contemplar a maior quantidade possível de perfis. “Precisamos trabalhar, e muito, para promover o turismo corporativo no meio da semana, e complementar isso com lazer e eventos nos finais de semana. Não tenho dúvidas que nossa presidência está atenta às necessidades”, pontuou.

A terceira fala ficou ao encargo do representante da CDL Pelotas, Daniel Barbosa Centeno, que apresentou os números da Fenadoce 2023, que aconteceu no mês de junho. Foram cerca de 314 mil visitantes nos pavilhões e 1,8 milhão de doces vendidos. Estima-se também que 31,8 mil visitantes passaram pelo município de Pelotas, com 70% do público visitando pontos turísticos e consumindo no comércio local.

A reunião teve seu encerramento com uma fala do advogado William Aguiar de Toledo sobre a reforma tributária.