Saídas de ampliação cultural instigam crianças a reconhecerem valores simbólicos, culturais e sociais
22/12/2023
Educação
Geral
Proposta tem se destacado nas instituições educacionais do Sesc/RS em todo o Estado

A noção de território aproximada à educação instiga as crianças a reconhecerem os valores simbólicos, culturais e sociais que permeiam o lugar em que vivem, expandindo esses saberes para o país e o mundo como um todo. É com essa premissa que as instituições educacionais do Sesc/RS em todo o Estado, escolas de Educação Infantil (Sesquinho), Ensino Fundamental e o projeto Criar Sesc, vêm promovendo saídas de ampliação cultural. “Diariamente, as crianças convivem em espaços restritos das suas casas e apartamentos, em geral, com pouca interação com a natureza e com os bens culturais. Entender as dinâmicas e hábitos sociais é muito importante para a compreensão e o respeito à diferença, bem como a inibição do preconceito nas idades iniciais de formação”, comenta o Analista de Arte Educação de Educação do Sesc/RS, Diewerson Nascimento.

Ao longo do ano letivo de 2023, que encerrou na última sexta-feira, 22 de dezembro, diversas iniciativas do tipo foram colocadas em prática pelos educadores. Em Santa Rosa, motivados por uma ação em parceria entre a educadora e a nutricionista da escola, as crianças do Sesquinho saíram em expedição pelo bairro para conhecer os hábitos de plantio e cuidado com o jardim das casas do entorno. A iniciativa inspirou a criação de uma horta comunitária dentro da instituição de ensino. Em Novo Hamburgo, as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foram conhecer o Espaço Terapêutico Casa do Ipê, em Estância Velha, onde vivenciaram oficinas criativas com argila e pigmentos naturais, reforçando laços em grupo. Já em Erechim, as crianças do projeto Criar Sesc fizeram uma saída de ampliação cultural até o município de Paulo Bento. Na Unidade, o projeto tem explorado a natureza como um recurso também de desaceleração, o que tem contribuído para o autoconhecimento dos pequenos.

Em Cruz Alta, alunos do Criar Sesc visitaram recentemente vários estabelecimentos da cidade em um projeto para conhecer mais sobre diferentes profissões. Em Cachoeirinha, o Sesquinho promoveu projeto que explorou como as crianças ocupam a cidade, com ações envolvendo fotografias e memórias sensoriais e afetivas. Já em Santa Maria, estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental desenvolveram pesquisas sobre animais silvestres e seus hábitos alimentares e comportamentais, conhecendo o Mantenedouro da Fauna São Braz. Em Santana do Livramento, foi realizado o projeto “Andanças”, espaço onde a proposta era pensar com mais profundidade sobre a cultura, os costumes e os modos de vida de um lugar fronteiriço. Em IjuíTramandaí Viamão, também se destacam diversas incursões pela cidade, praças e parques. “São diversos os exemplos que poderíamos citar. O resultado desse reconhecimento do território são crianças mais integradas, com fortes laços entre si e com o ambiente, que valorizam os saberes locais. Muitas outras ações como essas já estão sendo projetadas para o próximo ano”, completa Diewerson.

Educação Sesc – O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) tem 18 unidades em 17 cidades. Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. No turno inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades. Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 36 polos no RS.