PL 159/2023 é aprovado pela Assembleia Legislativa com emenda sugerida pela Fecomércio-RS
26/06/2024
Política
Proposta prevê que empresas que prestam serviços contínuos informem e beneficiem clientes preexistentes sobre novas promoções

Nesta terça-feira, 25 de junho, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul aprovou o Projeto de Lei 159/2023, de autoria do deputado Delegado Zucco. Ele prevê que empresas que prestam serviços contínuos informem a clientes preexistentes sobre o lançamento de novas promoções, facultando-lhes a adesão, tornando o benefício não-exclusivo a novos clientes em processo de captação.

O texto foi votado com uma emenda, apresentada pelos deputados Guilherme Pasin e Claudio Branchieri, que atenderam ao posicionamento da Fecomércio-RS, buscando compatibilizar o texto do projeto com segurança jurídica para as empresas do setor. A emenda foi acatada pelo deputado autor do projeto, Delegado Zucco. O texto aprovado sujeita a obrigação do projeto original à pactuação contratual prévia entre cliente e empresa.

A entidade havia demonstrado preocupação com o potencial de a obrigatoriedade - caso abrangesse todas as relações comerciais indiscriminadamente - vir a inibir a prática de promoções, prejudicando empresas e consumidores. O projeto, agora encaminhado para ser sancionado, diz respeito a organizações de telefonia e internet, academias, escolas de idiomas, entre outras que oferecem serviços contínuos.

Tags: