Demandas das regiões da Campanha e da Fronteira Oeste são pautas da Reunião Regional da Fecomércio-RS
20/08/2024

Foi realizada nesta terça-feira, dia 20 de agosto, a Reunião Regional da Fecomércio-RS. Essa edição foi realizada na cidade de Uruguaiana, no Centro de Eventos do Sindilojas Uruguaiana. Para o presidente Bohn, o encontro é um importante momento de trocas de experiências e escuta das necessidades e anseios do setor. “A escuta ativa e a proximidade com os sindicatos filiados são características da nossa gestão, que sempre priorizou o diálogo e uma relação de confiança na busca por soluções para as demandas do nosso segmento”, pontuou. Este ano, um dos destaques é o tema da inovação para o comércio de bens, serviços e turismo, mostrando a conexão entre startups e os sindicatos por meio do Lab Fecomércio-RS. O presidente do Sindilojas Uruguaiana, Paulo Locatelli e o presidente do Sirecom Uruguaiana, Liones Bittencourt, enfatizaram a atuação e a proximidade da Federação com os sindicatos filiados.

Inovação

Abordando a pauta da inovação, o analista técnico do Lab Fecomércio-RS, Cleiton Scarabelot Emidio, citou uma série de exemplos de ações de algumas empresas e falou sobre a inovação aberta. “Nós contamos com parceiros. Empresas e pequenos negócios trabalhando de forma colaborativa faz muita diferença”, pontuou. O analista também citou a questão do pouco investimento no país. “O Brasil investe muito pouco em inovação. Precisamos focar em inovação disruptiva”, finalizou.

Após a explanação, o coordenador do Lab, Gelson Álvaro Junqueira, explicou sobre a atuação do Lab Fecomércio-RS, hub de inovação da entidade. “Conectamos startups para trazer ideias inovadoras e soluções para as empresas do setor terciário”. Junqueira apresentou todos os projetos e serviços do Lab como os Ciclos de Aceleração, a consultoria para os sindicatos, o Lab Talk, o Pitch Reverso e o Lab Experience, destacando que o espaço tem mil metros quadrados, com uma estrutura completa para eventos e reuniões. “A casa é de vocês. Captamos soluções inovadoras, conectando as empresas do setor terciário com as startups”, finalizou. Atualmente, o hub já acelerou mais de cem startups.

Para ilustrar um case de sucesso, o coordenador chamou o ex jovem-aprendiz do Senac, Vinícius Machado, para apresentar a sua startup Mind City. O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo que auxilia no aprendizado de crianças autistas utilizando da gameficação.

Para finalizar, a analista de tecnologias digitais, Carolina Beatriz Filippelli de Morais, falou sobre a Inteligência Artificial (IA). Carolina mostrou conceitos, a aplicabilidade, pesquisas sobre as diversas ferramentas, além dos investimentos na atualidade em tecnologia.

Pautas regionais

Na segunda parte da reunião, as demandas regionais foram debatidas. Na oportunidade, o presidente do Sindilojas Uruguaiana, Paulo Locatelli, abordou sobre a necessidade de ampliação e manutenção da BR 290 e o Refis, programa de incentivo à regularização de débitos que permite o pagamento de dívidas de ICMS. Nerildo Garcia Lacerda, presidente do Sindilojas Bagé, também mencionou a questão da ampliação, além de discorrer sobre a ligação asfáltica desde São Gabriel, passando por Lavras do Sul até Bagé.

O assessor para Relações Governamentais, Adriano Beure; a gerente do Núcleo Jurídico; Tributário Tatiane Correa e a economista da Assessoria Econômica da entidade, Giovana Menegotto, comentaram sobre o andamento das pautas mencionadas.

Tags: