A confiança do empresariado do comércio melhora em agosto
06/09/2024
A confiança do empresariado do comércio melhora em agosto

ICEC-RS teve melhora marginal e recupera parte das perdas após a catástrofe de maio

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio Gaúcho (ICEC-RS), da CNC registrou 99,4 pontos na edição de agosto de 2024. Esse resultado superou em 10,7% o do mês anterior. Na comparação com agosto de 2023 o indicador está 7,9% abaixo. O indicador ainda permanece 6,1% abaixo do nível pré-catástrofe climática. A pesquisa foi divulgada pela Fecomércio-RS.

Dentre as componentes do ICEC, o Índice de Situação Atual (ICAEC) atingiu os 78,4 pontos, o Índice de Expectativas (IEEC) 123,7 pontos e o de Investimento (IIEC) 96,2 pontos. Tanto as componentes quanto o índice ICEC interromperam nesta edição uma sequência de três quedas marginais consecutivas. Em nível, o ICEC ficou próximo à neutralidade (100,0 pontos) e ficou abaixo de patamares pré-cheias. Portanto, o aumento da confiança ocorreu, em boa medida, devido à base de comparação deprimida.

Contudo, há aspectos positivos a ressaltar. A avaliação das condições atuais (78,4 pontos), apesar de ser o indicador mais baixo em nível entre os três subindicadores, nesta edição, foi o que apresentou a maior recuperação. O estímulo ao consumo foi impulsionado pelas doações, transferências de renda e pela necessidade estimularam as vendas do varejo, especialmente em supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, bem como material de construção.

Já as expectativas (123,7 pontos) seguem acima dos 100,0 pontos, mas apresentaram recuperação menos expressiva nesse período pós-cheias. Neste indicador fica mais evidente a cautela dos empresários uma vez que o último trimestre do ano tende a elevar as vendas do comércio em função das datas comemorativas. Ainda assim, os empresários seguem em um otimismo moderado.

Por fim, na percepção de investimentos (96,2 pontos), a pesquisa evidenciou movimentos importantes. A componente de contratação de funcionários superou novamente os 100 pontos (107,9 pontos). Dessa forma, os empresários se demonstram relativamente otimistas com o incremento do quadro de funcionários. Em contrapartida, a componente de investimentos tem tido uma evolução mais tímida e reflete a dificuldade da reestruturação do segmento após o impacto negativo da crise.

“O quadro que o ICEC-RS de agosto de 2024 esboça é que estamos em ritmo de reconstrução. A volta da confiança é um elemento fundamental para estimular o emprego, a geração de renda e o investimento.”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS. Confira os dados completos e a análise econômica.

Tags: