Fecomércio-RS cria Ordem do Mérito Comercial do Rio Grande do Sul
22/10/2024
Gestão
A entrega da Comenda Ordem do Mérito Comercial do RS ao Conselho de Membros Fundadores foi realizada em setembro.

Primeira edição da honraria será concedida a José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio

A Fecomércio-RS criou a Ordem do Mérito Comercial do Rio Grande do Sul. A honraria será concedida a cada dois anos a personalidades e instituições que tenham contribuído ao desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo gaúcho. A edição inaugural homenageará o presidente da presidente do Sistema CNC-Sesc Senac, José Roberto Tadros, em solenidade de outorga na sede da Federação, em Porto Alegre, no dia 12 de novembro.

Tadros é amazonense, empresário do setor terciário desde 1974 e está à frente da CNC, entidade que engloba as federações comerciais de todo o País, desde 2018. "Ele vem liderando a entidade com maestria diante de diversas pautas importantes ao setor, como as reformas tributária e administrativa. Frente aos impactos das enchentes à economia gaúcha, a união do Sistema Comércio sob seu comando também foi essencial no envio de assistência e no pleito de medidas econômicas em prol dos gaúchos", comenta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Além da homenagem da Federação, em sua passagem pela Capital, no dia 12, Tadros também receberá a Medalha Mérito Farroupilha, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Sobre José Roberto Tadros

Tadros nasceu em Manaus (AM), é empresário, advogado, pós-graduado em ciências políticas, líder sindical empresarial e escritor. Desde 2018, é presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Amazonas desde 1986 (atualmente licenciado), foi cônsul honorário da Grécia na Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) durante 20 anos, membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas, vice-presidente da Academia Carioca de Direito, presidente da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências, membro da Academia Amazonense de Letras, da Academia Nacional de Agricultura, do Pen Clube do Brasil, membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Doutor Honoris Causa pela Universidade Santa Úrsula e Doutor Honoris Causa pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Começou sua trajetória na mais antiga empresa do Amazonas, a José Tadros & Cia, fundada por seu bisavô, em 1874. É autor dos livros “O Grande Amazonas em Marcha” (2017), “Ideias Confessadas” (2011), “Da Razão e das Palavras” (2010) e “Marco para Novas Gerações” (2010), além de coautor de “Incentivos Fiscais para o Progresso do Amazonas”, já tendo lecionado Filosofia, Sociologia e História. À frente da CNC, tem ampliado o protagonismo da entidade nacionalmente e fortalecido a atuação de seus braços sociais: Sesc e Senac.

Tags: