Presidente da Fecomércio-RS se reúne com dirigentes do Sindilojas Litoral Centro
25/10/2024

Projetos na região, ações dos braços sociais do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e a nova unidade do Sesc e Senac no Litroal foram algumas das pautas da reunião dessa sexta-feira (25/10), no Sindilojas Litoral Centro. No encontro, o presidente da Fecomério-RS, Luiz Carlos Bohn, esteve reunido com o presidente do Sindilojas e 1º vice-presidente da Federação, Joel Viera Dadda, demais membros da diretoria e as diretoras do Sesc e Senac na região, Elisa Guedes Machado e Cassiane Liberalesso.

Bohn destacou a importância da atuação conjunta do Sistema. “Somos uma grande rede, estamos juntos no Estado, com os sindicatos e as unidades Sesc e Senac em todas as cidades. Além disso, fazemos parte da CNC e isso faz com que tenhamos grande força perante o poder público na defesa dos interesses dos empresários”.

Na ocasião, Elisa citou os projetos o Sesc no local como o Maturidade Ativa, que conta com a participação de 250 idosos; a 10ª Mostra de Dança na Longevidade Sesc; além das parcerias com o município de Osório como os Jogos Escolares; atividades no Natal e Páscoa; agenda cultural no Rodeio de Osório; abertura do ano letivo e capacitação dos professores; a 1ºetapa do Circuito de Corridas no verão; Recrearte; Brincando nas Férias, Teatro a Mil e o Polo EJA, que já formou duas turmas. A novidade de 2025 é a “Temporada de Férias Acampamento”. O projeto pretende realizar suas atividades no Parque de Rodeios de Osório, incluindo passeios a pontos turísticos locais e em outras cidades do Litoral Norte. A programação será diversificada, buscando atender a diferentes interesses e faixas etárias, criando um ambiente propício para lazer e interação social.

Cassiane, diretora do Senac, falou sobre a atuação da escola nas 19 cidades da área de abrangência e das ações de capacitação como o projeto RS Qualificação, em parceria com o governo do Estado; os cursos pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG); os cursos de idiomas para todas as faixas etárias, que já contam com 300 alunos e o Programa Somar, que esse ano promoveu ações de limpeza das praias e educação ambiental. Para 2025, a novidade será a oferta do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas pelo PSG e mais ações no Somar.

Para concluir, o grupo falou sobre os impactos das enchentes que aconteceram no mês de maio e a recuperação do Rio Grande do Sul. “Precisamos ter cautela com o futuro e focar em não fazer a mesma coisa”, falou o presidente Bohn.

Tags: