Repressão à pirataria em Santa Catarina é apresentada na Fecomércio-RS
12/11/2019
Informalidade
Jair Antonio Schmitt falou do atuação em SC

O exemplo do Estado de Santa Catarina no combate à pirataria foi trazido à Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS nesta terça-feira (12). A reunião coordenada pelo vice-presidente Daniel Amadio teve a apresentação do presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) de SC, Jair Antonio Schmitt, que falou sobre as atribuições do órgão na repressão ao crime.

Para ele, os bons resultados da arrecadação de impostos no Estado ocorrem também pela política de combate ao comércio ilegal. O Conselho é vinculado ao governo estadual e atua com diversas entidades parceiras, dentre elas a Fecomércio-SC. “Desde 2009 temos a função de combater a pirataria e evasão fiscal, bem como a distribuição e comercialização de produtos ilícitos. Em um estudo feito há alguns anos, chegamos ao número de menos dois milhões de empregos em razão da pirataria”, argumentou.

São três focos de ação do Cecop: institucional, educacional e repressiva. Uma das ações mais recentes do órgão trata de levar o assunto para debate nas escolas. Foi criado um concurso de histórias em quadrinhos, que terá o ganhador revelado ainda este mês, trazendo a informalidade para as páginas de gibi, bem como o debate nas escolas e famílias.