Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, participa de reunião sobre Informalidade na Fecomércio-RS
25/01/2022
Informalidade
Crédito: Rodrigo Vizzotto

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, esteve presente na reunião da Comissão de Combate a Informalidade da Fecomércio-RS nesta terça-feira, dia 25. O encontro, em formato híbrido, foi presidido pelos vice-presidentes Daniel Amadio e André Roncatto, coordenador e vice-coordenador da CCI, respectivamente.

Os planos do Governo do Estado para combater a informalidade foi a pauta principal da reunião. “Não tem outro caminho a não ser investir na conscientização através da educação nas escolas”, afirmou Brum já no início de sua fala. Ele acredita na conscientização da população através do investimento em educação nas escolas e, também, de campanhas de conscientização em veículos de comunicação. “O produto que patrocina os veículos de comunicação é um produto legal. Quanto mais aumentar a ilegalidade e o descaminho, menos os produtos investem nos grandes veículos”, disse.

Segundo o secretário, esse seria um trabalho a ser realizado e traçado junto com a Secretaria de Educação do RS. O objetivo dessa ação é inserir tanto em nível médio quanto em nível fundamental a conversa sobre a nocividade da ilegalidade na vida da população.

André Roncatto, que também é presidente do Sindióptica-RS, falou sobre a ação da Polícia Civil no último dia 12, com o apoio do sindicato, que apreendeu aproximadamente 3 mil óculos falsificados de seis estabelecimentos comerciais na praia de Tramandaí. Grande parte do volume apreendido era de óculos de sol e de grau sem procedência, além de lentes que trazem danos à saúde visual.

“Ouvimos que essas ações são como enxugar gelo. Mas, o que se percebe é que essas apreensões dão um efeito pedagógico porque com o passar dos anos tivemos uma redução significativa em relação aos pontos de comercialização desses produtos falsificados”, afirmou Roncatto.