Comissão de Combate à Informalidade faz primeira reunião do ano na sede da Fecomércio-RS
15/03/2023
Informalidade
Encontro aconteceu na sede da Fecomércio/RS.

A Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS (CCI) realizou, na manhã desta quarta-feira (15), a primeira reunião do ano na sede da Federação. Coordenada pelo vice-presidente Leomar Rehbein, o encontro contou com a presença de integrantes da Comissão e executivos da Fecomércio-RS, com Fórum de Defesa do Consumidor, ACI-NH/CB/EV, Sefaz-RS, Sincopeças e Sindióptica.

A principal pauta do encontro foi a fiscalização e apreensão de produtos falsificados, com a apresentação de uma pesquisa sobre o tema pelo vice-presidente da Federação, Daniel Amadio. A pesquisa de 2023 contou com um aumento de amostra em relação àquela realizada no ano anterior, mas demonstrou consistência nos resultados obtidos.

Segundo os números obtidos, 41,96% dos entrevistados disseram não consumir produtos piratas, enquanto 33,24% confirmaram que o fazem, 20,55% disseram não ter certeza e 4,25% afirmaram que nunca compraram produtos falsificados. Isso representa uma queda de 2% no número de usuários que consumiram produtos piratas em comparação ao ano anterior.

Outro dado destacado foi a pirataria em sites nacionais e internacionais de e-commerce, que corresponde a 34% das compras de produtos falsificados.