Palestra do presidente do Sindióptica-RS debate comércio informal e combate à pirataria durante 36º CNSE
01/10/2021
Sindical
Informalidade

O presidente do Sindióptica-RS e vice-coordenador da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS (CCI), André Roncatto, presidiu um dos paineis das Comissões Temáticas durante o 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais na manhã desta sexta-feira, dia 1º, sobre o combate à pirataria.

Com mais de 20 integrantes de federações, sindicatos, lideranças locais e parlamentares, o encontro trouxe alguns fatores relacionados ao contrabando e descaminho de produtos sem procedência. Roncatto falou sobre os efeitos nocivos provocados pela venda irregular de produtos falsificados. "Somente no Rio Grande do Sul, em 2020, os prejuízos causados pela chamada economia subterrânea chegaram a R$ 83,15 bi", enfatizou.

Além da evasão de divisas, o palestrante falou também sobre os efeitos negativos de produtos piratas na saúde pública. "Desde óculos, calçados e até produtos automotivos como rolamentos podem levar riscos ao consumidor desavisado, podendo levar até a óbito em decorrência de eventual acidente diante da má qualidade de fabricação que não atende a itens técnicos", exemplifica Roncatto. E acrescentou: "No caso de óculos falsificados vendidos a céu aberto, que não atendem protocolos de higienização, propagam a transmissão de vírus como o covid-19. Com lentes falsificadas, causam danos irreversíveis à saúde ocular podendo levar a cegueira", concluiu.