Ações do Sesc Gravataí em 2021 tiveram foco na Cultura, no Esporte e na Maturidade Ativa
07/01/2022

Entre os destaques do ano, estiveram eventos do grupo de idosos, campeonatos e torneios regionais e lives culturais

Em um ano de retomada das atividades presenciais, o Sesc Gravataí apostou em ações culturais, esportivas e no trabalho social com idosos para retomar o contato com o público e seguir cumprindo a missão de cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes. A Maturidade Ativa começou 2021 de forma virtual e realizou mais de 320 atividades online, como o Bingo Virtual e lives para incentivar os cuidados com a saúde e proporcionar momentos de lazer. Em setembro, com a vacinação dos integrantes, foi possível retomar os encontros presenciais semanais e realizar passeios para Gramado e Santo Antônio da Patrulha.

Na área do Esporte, a Unidade promoveu competições como dois torneios e uma copa de futevôlei e beach tennis, que reuniram cerca de 150 equipes. O Dia do Desafio, realizado pelo segundo ano de forma virtual, contou com lives e bate-papos transmitidos pelas redes sociais com o objetivo de estimular as pessoas a manterem o hábito de se exercitarem por pelo menos 15 minutos por dia. O Partiu Natureza, que incentiva caminhadas ao ar livre e a exploração de roteiros locais, proporcionou visitas a lugares como o Haras Pasuvi, em Santo Antônio da Patrulha, e o Morro das Cabras, em Sapucaia do Sul.

Entre as ações culturais, destacaram-se os eventos literários, como o lançamento do livro “O Voo de Lisbela”, de Rosane Castro; bate-papos com C. A. Albani da Silva, Hitallo Dalsoto e Pedro Branco; a live “Semeando Histórias Alvorada”, com André Neves; contação de histórias no perfil do Sesc Gravataí no Facebook; o evento de 10 anos do BiblioSesc Gravataí; cinco Feiras de Trocas de Livros; e 2 Piqueniques Literários. Outro projeto que esteve em evidência foi o II Ciclo de Eventos Lei Aldir Blanc, que fomentou o debate sobre a implementação da lei no município e os impactos da aplicação deste recurso na região, além de promover capacitações para artistas e produtores culturais.

O Palco Virtual levou à população, por meio de lives no Facebook, apresentações de quatro bandas. Além dos shows gravados previamente no Teatro do Sesc Gravataí, os músicos dos grupos Cavalgando o Vento, Cash the Underdogs, Trio Mormaço e Caravan 79 participaram de bate-papos virtuais ao vivo na mesma plataforma. No total, as transmissões do projeto tiveram mais de 2 mil visualizações. Também foram atrações musicais durante o ano Nando Mello e Banda BSides, no “Música e Ação”, e o “História das Músicas Show”.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade e das empresas gaúchas. "Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos", afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.