Integração e inovação são as propostas da Fecomércio-RS para a economia de Ijuí
14/02/2022
Sindical
Com o objetivo de apresentar o projeto de aproximação e integração entre educação e o mercado de trabalho, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, conversou com o presidente do Sindilojas Noroeste, Bruno Alberto, em Ijuí. Também participaram o vice-presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme Dacosta, o diretor regional de Sesc e Senac, José Paulo da Rosa, o gerente do Sesc Santa Rosa, Edson Flores de Campos, a diretora do Senac Ijuí, Cláudia Guimarães Scherer, os diretores do Sindilojas local Fábio Ramos e Patrícia Posselt e a assessora da presidência, Lauren Fernandes.

O vice-presidente do Sindilojas Noroeste buscou apresentar as demandas da região e destacou "temos que ser mais assertivos em relação ao que as empresas precisam. E com o Senac podemos levar essas informações e a qualificação que as empresas precisam", completou.

Em Ijuí a aproximação entre o Sistema já iniciou, "esse movimento de troca já acontece e vem se ampliando nos últimos dois anos. Tivemos uma desaceleração devido a pandemia. Mas onde tem Sesc tem Senac e em Ijuí vamos estar cada vez mais juntos"', afirma Cláudia, diretora do Senac.

Durante a reunião foi levantada a questão de redução de associados devido a pandemia e a dificuldade em acessar alguns perfis de público, como jovens empresários. Como solução, o presidente Bohn compartilhou sobre o projeto que vem sendo desenvolvido também para esse público. "Estamos trazendo inovação. Hoje temos em desenvolvimento o Lab Fecomércio com foco no setor terciário. É uma Incubadora em que as startups podem se desenvolver através do espaço e da tecnologia para termos ainda mais progresso e inovação para o setor", pontuou o dirigente.

A ideia de unificar o setor empresarial dentro dos projetos do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac são voltadas para todo o âmbito social. O presidente reforça ainda a importância de representar a categoria e, através dessa ação, aproximar para conseguir trazer soluções para o setor. "Nós precisamos fazer com que os representados saibam que estamos os representando. Estamos trazendo benefícios para o setor sindical e empresarial. Vamos mostrar que estamos aqui para fortalecer", afirma.

A integração entre educação básica, profissionalização e setor econômico sempre foi da Federação, como explica o diretor José da Rosa. "Fomos criados pela falta de mão de obra qualificada. O Senac trazendo a qualificação profissional e através do Sesc ampliando o bem-estar social, cultural e qualidade de vida desses profissionais. Conseguimos melhorar essa produtividade com a união das três casas. E juntos estamos alavancando a produtividade um do outro trazendo qualificação e melhorias para as empresas e sindicatos", comemora.