Fecomércio-RS tira as dúvidas sobre Declaração do Imposto de Renda em nova cartilha
22/03/2022

A Receita Federal liberou nesta semana a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano, referente ao ano-base de 2021. O serviço pode ser enviado pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, em tabletes e celulares, pelo programa gerador do imposto de renda para computadores e on-line, pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, o E-CAC. Para quem quiser usar automaticamente os dados da declaração do ano passado, a chamada declaração pré-preenchida, terá que esperar até o dia 15 de março, quando o serviço será liberado para todas as plataformas.

As declarações podem ser transmitidas para a Receita Federal até às 23h59 do dia 29 de abril. Neste ano, o contribuinte tem a possibilidade de começar a preencher a declaração em uma plataforma e concluir em outras, como computador, tablet, celular e no E-CAC.

É fácil fazer a declaração do Imposto de Renda sozinho, porém, é necessário ter muita atenção, para
preencher tudo corretamente. Cada pessoa possui uma especificidade diferente, e surgem muitas dúvidas, entretanto, o programa da Receita Federal possui campos para todas as situações. Este ano o programa está ainda mais acessível, pois foram feitas algumas mudanças, deixando ele mais claro e facilitando o preenchimento. A Fecomércio-RS preparou uma cartilha para explicar melhor sobre a declaração e tirar todas as dúvidas na hora de preencher.

Clique aqui para acessar a cartilha.