Acervo da Biblioteca do Sesc Uruguaiana abre caminho para a formação de novos leitores
17/11/2022

Exemplo dos pais é a chave para a formação do hábito da leitura

A biblioteca do Espaço Multimídia do Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) vem auxiliando a disseminar a paixão pela leitura, especialmente entre os mais jovens. O resultado é comprovado através de histórias como a da pequena Isabela que, enquanto a irmã Mariana está na aula de Funcional Kids na academia da Unidade, fica com o pai, Giovani Gelati, explorando os livros infantis do acervo. A prática já se tornou um hábito da família, em quase todas as manhãs de quartas e sextas-feiras.

"Existem muitos motivos para os pais lerem para os seus filhos, como temos visto com o pai da Isabela e tantos outros que nos visitam", comenta a auxiliar da biblioteca do Sesc Uruguaiana, Elke Bahi. "Ler aumenta o vínculo entre pais e filhos, aumenta o repertório cultural do leitor e está entre as melhores maneiras de ajudar a criança a explicar assuntos complexos e interpretar seus sentimentos. Pequenos leitores também tendem a se tornar adultos mais articulados e inteligentes", destaca. Segundo Elke, o exemplo do hábito de leitura dos pais é chave para incentivar os filhos a seguirem o mesmo.

O Espaço Multimídia do Sesc Uruguaiana é destinado à leitura, integração e conhecimento, contando com computadores e o acervo de livros para consulta e empréstimo domiciliar, além de periódicos e revistas. O espaço conta, ainda, com jogos didáticos e de tabuleiro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h; e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482 ou através do WhatsApp (55) 99161-0461.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.