Adaptado para idosos, walking football é nova modalidade esportiva no Sesc Maturidade Ativa em Porto Alegre
25/04/2023
Integrantes do Sesc Maturidade Ativa praticando esporte no Sesc Redenção.

Em fase experimental, o grupo Maturidade Ativa do Sesc Redenção, em Porto Alegre, abriu uma nova modalidade esportiva para os idosos: o walking football. Em tradução livre para o português, significa “futebol caminhando” e se trata de uma vertente do futebol adaptada para pessoas mais velhas e/ou com mobilidade reduzida. Na primeira turma, comandada pelo professor Hélio Neves, participam 14 pessoas entre 65 e 93 anos nas aulas que acontecem na Associação Comunitária Parque dos Maias. Para animar ainda mais os idosos, meninos atendidos pela entidade também estão jogando junto, tornando assim a atividade um encontro de gerações.

“O Brasil é o país do futebol e não podemos excluir as pessoas só porque elas envelhecem. Caminhando e não correndo, como no jogo tradicional, os idosos conseguem se divertir e, ao mesmo tempo, praticar um exercício que faz bem para a saúde”, comenta Neves. A modalidade nasceu na Inglaterra, está presente em mais de 16 nações e, aqui, é representada pela Walking Football Brasil. Mais informações podem ser obtidas com o Sesc Redenção pelo telefone (51) 3226-0631 ou WhatsApp (51) 99442-7795.

O programa Maturidade Ativa do Sesc/RS tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade social individual e coletiva.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.